Qual a importância do eufemismo?

Perguntado por: amota . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

O eufemismo é utilizado para substituir uma palavra ou um termo tabu ou um conteúdo delicado e chocante, atenuando o seu sentido. Há graus no uso do eufemismo que variam de acordo com o quanto ele diminui a intensidade do significado pela substituição feita. Vejamos o exemplo da notícia de morte: “Ele morreu.”

Eufemismo é uma figura de linguagem usada tanto na forma oral como escrita com o intuito de amenizar algumas palavras ou expressões que poderiam soar de maneira desagradável, porém sem alterar o sentido da mensagem que se deseja passar. Um exemplo ocorre muitas vezes ao dar a notícia sobre a morte de alguém.

Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.

O que é eufemismo:
“Ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém. No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.

8 sinônimos de eufemismo para 1 sentido da palavra eufemismo: Figura de suavização da linguagem: 1 abrandecimento, abrandamento, adoçamento, atenuação, comedimento, mitigação, moderação, suavização.

Esse recurso é utilizado quando o enunciador deseja passar a mensagem de uma forma agradável, assim utilizando termos correspondentes mais gentis. Entretanto, atenção: não se utiliza eufemismo em referência a tragédias, ou seja, ao utilizar um termo cômico para mencionar esse tipo de evento, essa função se perde.

O objetivo da linguagem é comunicar, e a comunicação pode ser feita com vários objetivos ou intenções diferentes. Existem seis funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, conativa, fática e metalinguística. A função referencial é usada para informar, transmitir conhecimento.

Sendo assim, o eufemismo é um recurso estilístico muito utilizado na linguagem coloquial bem como nos textos literários com o intuito de atenuar ou suavizar o sentido das palavras, substituindo assim, os termos contidos no discurso, embora o sentido essencial permanece, por exemplo: Ele deixou esse mundo.

Exemplos de Eufemismo
Um exemplo ótimo é a palavra “morte”, que comumente é substituída por “partiu”, “nos deixou”, “não está mais entre nós”, “deixou este mundo”. É uma forma mais suave e menos drástica de dizer que a pessoa morreu. O Eufemismo faz muitas vezes, oposição à Hipérbole que é a figura do exagero.

Disse que os alunos tinham inteligência limitada. No lugar de: disse que os alunos eram burros. A expressão "eram burros", que é extremamente pejorativa, pode ser substituída pelo eufemismo "inteligência limitada".

Frases que não são eufemismos
Sendo assim, frases jocosas de ligação com a morte ou assuntos trágicos, por exemplo, não são consideradas eufemísticas. Além disso, esse tipo de expressão está atrelada a outra figura de linguagem - a ironia.

“Se sentimos necessidade de usar eufemismos para falar da morte, é porque na cultura a que pertencemos evitar a palavra é um sinal de respeito pela dor do nosso interlocutor dos falecidos (e cá está um uso eufemístico).

Alguns exemplos de música com a presença de eufemismo são: Mulheres de Atenas - Chico Buarque.