Qual é a função da metáfora?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 11 votos

A metáfora é o recurso estilístico responsável por transpor o sentido literal para o figurado. Os recursos estilísticos são ferramentas que garantem maior expressividade aos textos e à fala. Muitas vezes, atribuímos a alguma palavra um termo que não é comum a ela. Quando fazemos isso, estamos utilizando a metáfora.

A metáfora é uma figura de linguagem muito popular, cuja função é a comparação de dois elementos diferentes, estabelecendo-se uma relação de semelhança entre eles.

A metáfora compara dois termos ou ideias diferentes com base em uma semelhança entre eles. É utilizada para transmitir ideias de forma mais impactante, expressiva e criativa, ao criar uma associação simbólica entre os elementos, visando transmitir uma mensagem mais profunda e complexa.

Metáfora é uma figura de linguagem em que se transfere o nome de uma coisa para outra com a qual é possível estabelecer uma relação de comparação. Para que a comparação possa ocorrer, devem existir elementos semânticos (relativos ao significado) semelhantes entre as palavras ou expressões em questão.

Elas podem ser literais, subentendidas, mentais ou abreviadas. Mentalmente, o filho comparou a rua a um formigueiro: é uma multidão que vai e vem sem parar. Portanto, usou a palavra “formigueiro” no sentido figurado ou conotativo. A essa comparação mental e abreviada chamamos de metáfora.

Vamos ver mais exemplos: Gabriel é um gato. (subentende-se beleza felina) Lucas é um touro. (subentende-se a força do touro) Fernando é um anjo. (subentende-se a bondade dos anjos)

A partir disso temos dois tipos de metáforas, as impuras, que são mais simples e diretas, e as puras, classificadas desse modo por serem mais complexas e indiretas.

A diferença está em como fazem isso. Comparação: apresenta explicitamente palavras que marcam a comparação que está sendo feita: “como”, “tal qual”, “feito” etc. Metáfora: é uma comparação implícita e em sentido figurado, ou seja, sem usar palavras que marquem a comparação e sem poder ser entendida literalmente.

Metafórica é o feminino de metafórico. O mesmo que: figurada, translata, tropológica.

Os versos dão ritmo, melodia e métrica a uma poesia. Eles podem ser medidos através de técnicas de metrificação e classificados quanto ao número de sílabas métricas (ou sílabas poéticas).

A metáfora é uma comparação entre dois elementos que apresentam uma ou mais características em comum, sem o uso de elementos comparativos (com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto etc.) e sem destacar a característica em comum. Por exemplo: Minha filha está uma girafa!

Aristóteles

O conceito tradicional da metáfora surgiu com Aristóteles, em que a considerava apenas como um recurso linguístico de ornamento.

Por exemplo:

  1. Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
  2. O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
  3. Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
  4. Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Metáfora significa “transposição de sentido” na tradução de meta (algo) e fora (sem sentido), palavras que vêm do latim. É, portanto, uma comparação entre os sentidos de duas ideias, de modo que o significado delas possa ser transposto, porém de modo não explícito.