Que Deus abençoe a todas tem crase?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase, como em "bom dia a todos". A locução à todos, com o acento, está errada.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Exemplos de pronomes indefinidos: todas , todos , alguma, algumas, algum, alguns, uma, umas, um, uns, várias, vários, pouca, poucas, pouco, poucos, nenhuma, nenhum, tantas, tantos, cada. Portanto, não se usa crase antes de nenhum desses pronomes, combinado?

A forma correta de escrita da expressão é a Deus, sem acento indicador de crase. A expressão à Deus, com acento indicador de crase, está errada. Não ocorre crase antes da palavra Deus porque Deus é um substantivo masculino e nunca ocorre crase antes de substantivos masculinos.

Correto: Deus o/a abençoe. O verbo “abençoar” exige, neste caso, a regência direta, sem preposição; entretanto, em linguagem coloquial do dia a dia poderemos, também, dizer: “Deus te abençoe“.

As pessoas devem escrever "a todos" ou "à todos"? Considerando que a crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”, o correto é "feliz ano novo a todos", sem o acento grave.

Seguindo essa linha de raciocínio, é correto escrever-se "Parabéns às mamães" ou "homenagem às mamães". Quem presta homenagem, presta homenagem a alguém.

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Bom retorno a todos!

A dúvida de uma ouvinte é sobre o uso da crase na expressão 'Graças a Deus'. O professor Pasquale explica: 'quando se fala da entidade, ser supremo Deus, não se usa artigo. Esse 'a' é só preposição, regida pelo substantivo 'graças'. Portanto, não tem crase'.

A forma correta de escrita é agradecemos a todos de acordo com a Gramática Portuguesa. Ou seja, é escrito sem acento grave em “a” ( sem crase ). Na expressão agradecemos a todos a palavra “todos” é um pronome indefinido plural e significa todas as pessoas.