Foi um ótimo baile a fantasia tem crase?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Na frase `baile a fantasia´, como na frase `baile a rigor´, não há crase´. `A fantasia´ e `a rigor´ indicam qualidades intrínsecas desses bailes. Alguns vernaculistas condenam estas expressões e preferem usar a preposição de: `baile de fantasia´, `baile de rigor´ (como Estado de Direito).

É usada a crase antes de palavras femininas; em expressões que indicam horas; antes de cidades, estados ou países: Vou à festa. A festa começa às 18h.

A forma correta é festa à fantasia, com crase. Neste artigo, vamos explicar por que devemos utilizar o acento grave com essa expressão.

5 dicas simples sobre o uso da crase

  1. Apenas antes de palavras femininas. ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  5. Casos em que a crase é opcional.

A crase ocorre quando temos a preposição A seguida da vogal A iniciando as seguintes palavras: artigo definido feminino singular, A, resultado em À; artigo definido feminino plural, AS, resultado em ÀS; os pronomes demonstrativos AQUELE, AQUELA, AQUELES, AQUELAS, AQUILO, resultando em ÀQUELE, ÀQUELA, ÀQUELES, ÀQUELAS, ...

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.

Já a palavra “luta” é antecedida do artigo “a”. Assistir a + a luta = assistir à luta. Verbo ir: vai-se “a” algum lugar. Cuba: não tem artigo (não se diz “a” Cuba ou “o” Cuba).

Nunca haverá o acento indicador de crase quando o a estiver no singular e o termo seguinte, no plural. Nesses casos, o a será apenas preposição, não havendo o artigo. Caso houvesse o artigo, este concordaria com o substantivo, feminino, plural – as, e haveria o acento indicador de crase: – Não fui às festas…

A festa à fantasia cria um comprometimento dos convidados, que precisam escolher seus trajes, mesmo que seja uma fantasia improvisada. Se você ficou responsável pela organização do evento, veja dicas e fotos incríveis para fazer bonito!

Pode colocar arquinhos, gravatas brilhantes, máscaras, óculos divertidos, e chapéus… Assim todo mundo escolhe o que vai usar de acordo com sua roupa e a festa à fantasia fica ainda mais interessante.