O que é a sintaxe estuda?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Sintaxe é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. A Sintaxe é uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas.

A Sintaxe é o ramo da Gramática que estuda a estrutura das palavras, frases e períodos que se combinam em enunciados. Ela faz um estudo da disposição das palavras dentro das frases, das frases nas orações e das orações nas sentenças.

É função da sintaxe organizar a estrutura das unidades linguísticas (sintagmas) que se combinarão em sentenças. Quando um sujeito interage verbalmente com outro, ele organiza as sentenças linguísticas de maneira a transmitir um significado completo para que possa ser compreendido.

A sintaxe permite analisar o sentido das frases e realizar o ordenamento correto das palavras dentro da oração. Para melhorar o entendimento sobre o assunto, a sintaxe da língua portuguesa é dividida em termos: sujeito, predicado, objeto, adjunto adnominal, adjunto adverbial, complemento nominal, aposto, vocativo.

Frase, oração e período.

Semântica é a ciência que se dedica ao estudo do significado e a interpretação dos significados das palavras, frases ou expressões dentro de um específico contexto.

O que é morfologia? Morfologia no português, a grosso modo, é o estudo das palavras e do que elas significam essencialmente. Em linguística, a morfologia estuda formação, estrutura e classificação das palavras dentro de determinadas classes. Essas classes onde as palavras se inserem são dez no total.

O estudo da morfologia diz respeito à classificação das palavras de acordo com as suas características. São as famosas 10 classes gramaticais. Já a sintaxe define a função (concordância, regência) e a posição (ordem direta da oração – SVC) das palavras e expressões em um período.

A sintaxe é responsável, juntamente com a morfologia e o léxico, por parte fundamental da organização das frases. A sintaxe trata dos mecanismos gramaticais que estruturam internamente o período a partir das palavras.

A sintaxe visa a determinar quais combinações de palavras são bem formadas em determinada língua. Já a Semântica investiga as propriedades do significado bem como o estudo do significado das expressões das línguas naturais.

A ordem de estudos é a seguinte:

  1. Frase.
  2. Oração.
  3. Período.
  4. Sujeito e predicado.
  5. Termos integrantes das orações.
  6. Termos acessórios das orações.
  7. Orações coordenadas.
  8. Orações subordinadas.

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.

Sujeito é um termo essencial da oração, aquele sobre o qual se declara alguma coisa. Já o predicado, outro termo essencial, é aquilo que se declara sobre o sujeito. O sujeito pode ser simples, composto, implícito ou indeterminado e pode estar antes ou depois do verbo, com o qual concorda.

Sintaxe – Compreende o estudo das relações que se estabelecem entre os termos da oração. Para tanto, divide-se em sintaxe das funções, a qual estuda a estrutura da oração e do período, e sintaxe das relações, priorizando a regência, a colocação pronominal e a concordância.

Na Sintaxe, o Período é uma sentença que contenha Frase e Oração; quando há apenas uma oração chamamos de Período Simples e quando possui 2 ou mais, chamamos de Período Composto.