O que é substantivo na morfologia?

Perguntado por: ebarreto6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Substantivos são termos responsáveis por nomear seres, objetos, ações, lugares, etc. Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.

Quanto à formação, o substantivo pode ser:

  1. Primitivo – é o nome que não deriva de outra palavra da língua portuguesa. ...
  2. Derivado – é o nome que deriva de outra palavra da língua portuguesa. ...
  3. Simples – é o nome formado por apenas um radical. ...
  4. Composto – é o nome formado por mais do que um radical.

Substantivo é a classe de palavras usada para dar nome aos seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Exemplos: menino, João, Portugal, caneta, ventania, coragem, corrida.

O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos etc. O substantivo é assim chamado por dar significado a substâncias, sejam concretas e palpáveis, sejam apenas mentalmente apreendidas como substâncias, tais como nomes, qualidades, estados, processos, entre outros.

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).

Vejamos: Se quisermos descobrir qual a natureza morfológica da palavra lua, basta observarmos qual palavra a antecede ou poderia antecedê-la. Nesse caso, é o artigo "A", que desempenha o papel de determinante da palavra "lua". Logo, a palavra lua é um substantivo.

Substantivo é uma classe de palavras que dá nome aos seres e a tudo que está ao redor das pessoas. Em virtude dessa função e da amplitude de sua ocorrência, esses termos podem ser divididos em comum e próprio, o primeiro designa a generalidade e o segundo apresenta elementos individualizados.

Existem 9 tipos de substantivos: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo. E eles são flexionados em gênero, número e grau.

O substantivo é uma classe de palavras que tem a função de nomear os seres, os objetos, os fenômenos, os lugares, as ações, etc. Ele é classificado em 9 tipos: simples, composto, comum, próprio, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo.

Exemplos de substantivos comuns

  • Pessoas. Homem. Mulher. Criança. Amigo. Colega.
  • Animais. Cachorro. Gato. Cavalo. Formiga. Tubarão.
  • Plantas. Camomila. Jasmim. Erva-doce. Orquídea. Palmeira.
  • Frutas. Banana. Maçã Laranja. Abacaxi. Goiaba.
  • Objetos. Mesa. Cadeira. Bicicleta. Computador. Microfone.
  • Lugares. Bairro. Cidade. Município. Estado. Praia.
  • Fenômenos.

O substantivo é uma classe de palavras que designa os seres em geral e que pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado. Os substantivos são vocábulos com que nomeamos os seres em geral e podem exercer diferentes funções sintáticas na posição de núcleos dos sintagmas nominais.

Todas as palavras que nomeiam seres reais ou imaginários, concretos ou abstratos são consideradas substantivo. O substantivo é uma classe gramatical, logo é objeto de estudo da morfologia. Entretanto, dentro da oração, ele possui função sintática.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)