Quais são os tipos de cartas que existem?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Artigos Carta

  • Carta argumentativa.
  • Carta comercial.
  • Carta de informação.
  • Carta de reclamação.
  • Carta de solicitação.
  • Carta do leitor.

Existem vários tipos de cartas dependendo do remetente que pode ser particular, uma empresa ou uma instituição e o destinatário, o objetivo e o conteúdo da mensagem. Dependendo do estilo, uma carta pode ser formal ou informal e possuir diferentes características e elementos.

Carta é um gênero textual que tem como objetivo estabelecer comunicação entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens.

Uma carta formal é semelhante a uma carta comercial estilo bloco, exceto pelo fato de ser endereçada a alguém que você já conheça. As cartas formais podem ser enviadas por fax ou anexadas a e-mails, mas geralmente são entregues pelo correio em envelopes selados.

A carta aberta não está reduzida a somente um gênero textual, ou seja, ela pode ser um texto instrucional, expositivo, argumentativo ou descritivo. Diante disso, vale lembrar que ela pode englobar mais de um gênero, ou seja, ela pode ser ao mesmo tempo descritiva e argumentativa.

É comumente conhecida pelos seguintes tipos: carta pessoal, carta do leitor e carta aberta, os quais se subdividem de acordo com o conteúdo e a função.

Tal como o próprio nome indica, a carta informal é utilizada quando queremos dirigir-nos a pessoas que são nossas conhecidas. A carta informal não precisa de obedecer a estruturas próprias, ao contrário da carta formal. Neste tipo de carta, as pessoas poderão escrever sem grandes preocupações linguísticas.

Cartas literárias são normalmente as que eram trocadas entre escritores ou intelectuais, contendo reflexões sobre a própria literatura a par de trechos com intenção literária. Um dos mais famosos exemplos na literatura portuguesa é correspondência de Mário de Sá Carneiro com Fernando Pessoa.

A carta do leitor é um texto de caráter argumentativo utilizado quando se pretende posicionar-se criticamente a respeito de algum tema ou acontecimento de relevância social. A carta do leitor é um exercício de se posicionar a respeito de temas e fatos sociais.

As características desse tipo de gênero textual são simples, ou seja, não possuem muitas regras, mas há uma estrutura a ser seguida. O assunto é livre, geralmente, de ordem íntima, sentimental. É, normalmente, escrita em primeira pessoa, e sempre visa a um tipo de interlocutor específico.

A carta argumentativa é um gênero textual que tem como objetivo convencer o leitor a respeito de um determinado ponto de vista ou ideia. Nesse tipo de texto, o autor utiliza argumentos consistentes e estratégias de persuasão para defender sua posição sobre um tema específico.

Em cartas formais, a relação entre o remetente e o receptor é mediada por uma atividade profissional, de trabalho ou intelectual. Em cartas informais, a relação entre remetente e receptor é de proximidade ou afeto (geralmente família ou amigos).