Quais são os tipos de abóbora?

Perguntado por: adantas8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 10 votos

Quais os tipos de abóboras que existem?

  1. Cabotiá Também conhecida como abóbora japonesa, essa espécie se assemelha muito à moranga. ...
  2. Musquee de Provence. ...
  3. Paulista. ...
  4. De pescoço. ...
  5. Bolota. ...
  6. “Halloween” ...
  7. Manteiga.

abóbora japonesa

A abóbora japonesa (ou cabotiá) é o tipo mais comum no país, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mas requer um trabalho adicional.

A abóbora japonesa (ou cabotiá) pertence à família das cucurbitáceas.

A moranga caracteriza-se pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Para diferenciá-la da abóbora, observe o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.

Tipos de abóboras
Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.

A abóbora menina brasileira, também conhecida como abóbora de pescoço, pode pesar até 20 kg e medir um metro. Acredita? Por isso, muitas vezes é vendida em porções. Esse fruto pertence à família das cucurbitáceas, como as outras abóboras, o pepino, a melancia, o melão e o chuchu.

cabotiá

No entanto, dizem que a abóbora mais saborosa é a cabotiá, devido ao seu sabor aveludado e a sua versatilidade, podendo ser usada no preparo de uma variedade de receitas.

Abóbora Takayama se destaca pela produtividade e é a preferida dos agricultores há 40 anos. No Brasil, o cultivo de abóbora japonesa se mantém estável ao longo dos anos.

Butternut

Abóbora tipo Butternut, a mais vendida no mundo, apresenta pescoço e bojo, onde estão alojadas as sementes. Leve, adocicada, com textura macia e intensa.

abóbora Hokkaido

A abóbora Hokkaido apresenta sabor doce e textura aveludada, perfeita para o preparo de nhoques. Sua casca é dura, mas sua polpa é macia e cremosa após cozimento.

A variedade Atlantic Giant foi introduzida por Howard Dill em 1978 e desde então foi responsável por todos os recordes de tamanho, com um exemplar cultivado em 2014 atingindo 1054kg!

- A abóbora seca (ou abóbora de pescoço) é muito indicado no preparo do Doce de Abóbora, por ter mais fibras e ser mais úmida. Outros tipos, como a Abóbora Cabotiá, também são bastante utilizados.

A variedade conhecida como Abóbora japonesa ou cabotiá é um híbrido oriundo do cruzamento de duas espécies distintas de abóbora: Cucurbita máxima (moranga) e Cucurbita moschata (abóboras). É rica em potássio, beta-caroteno, ferro, fibras, fósforo, proteínas, magnésio e gordura insaturada.

Entre os tipos mais conhecidos de abóbora estão a cabotiá, a italianinha e a mais conhecida comercialmente: a abóbora do “halloween”. Esse vegetal é altamente nutritivo e possui baixos níveis calóricos, o que faz dele uma ótima opção em qualquer refeição.