Quem tem diabetes pode comer feijão?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Portanto, arroz e feijão não são vilões para quem diabetes, apenas precisam ser consumidos de forma balanceada, sem exageros e fazendo boas combinações no prato. Para mais informações e conteúdos sobre diabetes tipo1, tipo 2 e gestacional acessem o Portal Um Diabético: www.umdiabetico.com.br .

O feijão preto é abastecido com proteínas, minerais importantes e é também uma ótima fonte de fibras. Estas propriedades nutricionais tornam o feijão preto um alimento eficaz no controle dos níveis de açúcar no sangue, melhorando a digestão e promovendo a saúde cardiovascular.

O ideal é consumir 1 (uma) concha todos os dias. Também chamado de feijão-caupi ou feijão-fradinho, esse tipo contém uma proteína chamada vicilina, capaz de reduzir as taxas de colesterol. Associada à boa quantidade de fibras do alimento, a proteção contra doenças cardiovasculares é ainda maior.

O arroz integral e outros alimentos integrais serão sempre a melhor escolha pela presença das fibras que irão diminuir a velocidade de absorção do carboidrato presente no alimento. O feijão é uma excelente fonte de fibras solúveis, e o cuscuz é pobre em fibras então elevaria muito facilmente a sua glicemia.

Se o fizerem apenas ocasionalmente, não existem grandes problemas, desde que não ultrapassem as 60 g de hidratos de carbono por refeição. Para preservar as propriedades nutricionais deste alimento, deve confecioná-lo, idealmente, com pouca água.

Diabéticos podem comer ovo cozido? No geral, não há problema algum na ingestão do ovo cozido, mexido ou pochê. A recomendação é sempre evitá-lo na forma frita.

Faz bem para quem tem diabetes Esse benefício também acontece devido ao alto teor de amido resistente. Em primeiro lugar, esse composto contribui para aumentar a sensação de saciedade, ajudando assim a moderar o apetite e controlar o peso, que é um fator importante para quem tem diabetes.

Diabéticos devem evitar molhos que contenham catchup, molhos para saladas e caldos de carne ou de galinha, pois esses ingredientes são ricos em açúcar, gorduras e carboidratos que favorecem o aumento da glicemia.

Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições, pode-se consumir quinoa, amaranto ou trigo sarraceno, por exemplo, que são alimentos ricos em carboidratos complexos com baixo índice glicêmico, proteínas, minerais, vitaminas e antioxidantes, que ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, prevenir o câncer e ...

Sim, é possível comer carboidratos se você tem diabetes. No entanto, é importante escolher carboidratos complexos, como grãos integrais, e consumi-los em porções controladas. Evite carboidratos refinados, como pão branco, arroz branco e macarrão branco, que podem aumentar rapidamente seus níveis de açúcar no sangue.

Devido à presença de antioxidantes, a beterraba contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue. Também aumenta a sensibilidade à insulina, o que faz bem para quem tem diabetes.

Com moderação, uma pessoa com diabetes pode comer batatas. A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda a ingestão de vegetais ricos em amido, como batatas, como parte de uma dieta saudável. O amido é um carboidrato complexo que demora mais tempo que os açúcares simples para o organismo decompor.

A sacarose é encontrada em muitos alimentos, incluindo sorvetes, doces, bolos, biscoitos, refrigerantes, conservas de frutas, carnes processadas, cereais matinais e ketchup.

Troca saudável: Optar sempre pelo arroz e macarrão integral porque são benéficos porque tem menos açúcar e consequentemente, menor índice glicêmico.

Mas, já esclarecemos logo no início deste artigo que a batata doce tem um baixo índice glicêmico, com valor de 44. É importante ressaltar ainda que esse índice pode ser considerado alto a partir de 69. Então, quem tem diabetes pode comer batata doce sim!