Qual é mais saudável pão ou cuscuz?

Perguntado por: lveloso5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
/ 5 16 votos

O pão, pode sofrer muitas variações nutricionais dependendo da maneira como ele é preparado. Segundo Patrícia, o pão integral possui glúten e também é rico em carboidratos. Dentre os três, o cuscuz é o menos calórico, no entanto, a nutricionista esclareceu que estes alimentos muito raramente são consumidos sozinhos.

Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo, ou um ovo cozido, por exemplo.

Cerca de 6 colheres de sopa de cuscuz equivalem a 2 fatias de pão de forma. Trocar o pão por iogurte natural com aveia ajuda a trazer mais fibras para a refeição, aumentar a sensação de saciedade e ainda fornecer proteínas e cálcio para o organismo.

É saudável comer cuscuz? Sim. O cuscuz possui diversos nutrientes essenciais ao nosso organismo, sendo rico em fibras, proteínas, vitaminas (B1 e E) e minerais (como o selênio).

De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão. “O ideal é variar o consumo”, orienta.

Uma opção saudável para substituir o pão são as castanhas e oleaginosas. Esse grupo de alimentos fornece energia pois possuem gorduras boas e vitaminas, e ainda são ricas em minerais e antioxidantes.

Os nutrientes presentes na iguaria podem: aumentar a saúde do coração, controlar os níveis de fluidos do corpo, ser útil para a perda de peso, prevenir infecções bacterianas, estimular o sistema imunológico e tantos outros.

Quando consumido dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, o cuscuz não traz qualquer prejuízo à saúde ou à composição corporal. Sendo assim, você pode incluir com tranquilidade o cuscuz na sua rotina alimentar, mesmo que esteja em processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular.

Portanto, se você está diminuindo o consumo de carboidratos, o cuscuz pode ser uma melhor opção para você. Agora, caso sua alimentação tenha maior ingestão de carboidratos, a tapioca se torna uma excelente aliada.

O cuscuz tem menos calorias do que o arroz integral e um pouco mais de proteínas. Entretanto, o arroz integral oferece mais vitaminas e minerais essenciais, tornando-o nutricionalmente superior ao cuscuz.

Sem falar que, no quesito calorias, enquanto 1 porção média de 50g de cuscuz (equivalente a meia unidade de cuscuz paulistinha) contém aproximadamente 57 kcal, uma unidade de pão francês contém 150 kcal.

Quais os benefícios do cuscuz nordestino? Feito a partir do milho, ele é uma fonte de carboidrato complexo — aquele que não gera picos de glicemia no sangue e mantém a saciedade por mais tempo. Além disso, não contém glúten, o que o torna um bom substituto do pão.

Saudável e saboroso
Do ponto de vista nutricional, o cuscuz de milho é um alimento fonte de carboidrato, pois contém uma quantidade maior desse nutriente, mas é ainda composto de proteína, fibras e uma quantidade pequena de gordura.

Café da manhã saudável

  • Variedade de frutas e vegetais.
  • Fontes de proteínas, como ovos e iogurte.
  • Cereais integrais, como pão integral e quinoa.
  • Gorduras saudáveis, como azeite de oliva e oleaginosas.
  • Bebidas naturais, como chás e sucos sem açúcar.