Qual é a abóbora de pescoço?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 12 votos

A abóbora de pescoço tem esse nome pelo formato alongado, muitas vezes curvado, e seu tamanho, que pode passar de 80 cm. Ela também é conhecida como abóbora menina ou abóbora brasileira. Tem a casca mais fina, a polpa bem laranja e uma textura mais aguada.

Abóbora de Pescoço ou Abóbora Seca: Ela é a maior chegando a pesar 15kg, com casca verde escura com rajadas alaranjadas. Essa abóbora é fibrosa e bem úmida, sendo ótima para pães, doces, salgados e também em saladas quando ralada fininha. (Essa é sua escolha caso queira um doce de abóbora igual da vovó)

ESSE TIPO DE ABÓBORA TEM A CASCA alaranjada ou esverdeada e uma polpa fibrosa que solta bastante água quando cozida. Por isso, alcança bons resultados se usadas para doces em compota ou cristalizados, muito comum nas mesas da região Sudeste.

Fortalecer o sistema imunológico
A abóbora é rica em carotenóides, um composto com propriedades antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos, e evitando, assim, o surgimento de gripes, alergias e resfriados, por exemplo.

Quais os tipos de abóboras que existem?

  1. Cabotiá Também conhecida como abóbora japonesa, essa espécie se assemelha muito à moranga. ...
  2. Musquee de Provence. ...
  3. Paulista. ...
  4. De pescoço. ...
  5. Bolota. ...
  6. “Halloween” ...
  7. Manteiga.

Para saber se a abóbora está no ponto de ser colhida é só dar batidinhas nela, com a mão fechada, e observar. se o barulho é o oco!

Cabotiá ou japonesa: com sabor suave, esse é o tipo certo para o preparo de caldos, sopas e massas, como a receita de nhoque de abóbora. Ela é a mais indicada pelos nutricionistas, já que ela é rica em vitamina A e possui baixa caloria. Uma opção gostosa e saudável!

- A abóbora seca (ou abóbora de pescoço) é muito indicado no preparo do Doce de Abóbora, por ter mais fibras e ser mais úmida. Outros tipos, como a Abóbora Cabotiá, também são bastante utilizados.

O plantio pode ser feito de duas maneiras: depositando as sementes diretamente na terra ou cultivando mudas, depositadas em copinhos ou vasos de papel ou plástico. Para o método com sementes, o correto é colocar de duas a três por cova, entre 1 cm e 3 cm de profundidade.

A moranga caracteriza-se pelo fruto achatado e redondo, com gomos bem salientes. Para diferenciá-la da abóbora, observe o pedúnculo ou cabinho do fruto. A moranga tem pedúnculo liso, sem sulcos, corticoso e grosso, enquanto a abóbora tem pedúnculo sulcado, alargado e achatado na inserção do fruto.

Controle do diabetes.
Comer abóbora ajuda, também, a reduzir as taxas de glicose no sangue, pois o seu baixo índice glicêmico evita picos de insulina no organismo. Essa propriedade favorece a prevenção e o controle do diabetes.

Fontes de Gorduras Poliinsaturadas também são boas escolhas, como Semente de Abóbora, Gergelim, Linhaça, Chia, Óleo de peixe, Atum, Sardinha e Nozes!

Abóbora cabotiá é a queridinha dos nutricionistas por seu valor nutricional. Ela contém menos calorias (40 calorias por cada 100 g) e menos carboidratos (10 g em 100 g de cabotiá) do que outras abóboras e é rica em vitaminas A e C, além de potássio e magnésio.

abóbora Hokkaido

A abóbora Hokkaido apresenta sabor doce e textura aveludada, perfeita para o preparo de nhoques. Sua casca é dura, mas sua polpa é macia e cremosa após cozimento.