Quais são os setores existentes no almoxarifado?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

São elas: recebimento, classificação, armazenagem, distribuição interna e movimentação.

O almoxarifado pode ser definido como um setor destinado ao recebimento, armazenamento, controle e distribuição de materiais e produtos utilizados na empresa.

Quais são as principais funções do Almoxarifado? Almoxarifado é o local destinado à guarda, localização, segurança e preservação do material adquirido, a fim de suprir as necessidades operacionais dos setores integrantes da estrutura organizacional da UFES/Unidade de Alegre.

Tipos de almoxarifados:

  • Almoxarifado de matérias primas;
  • Almoxarifado de insumos;
  • Almoxarifado de manutenção (componentes).

Tipos de almoxarifado e estoque.

  • Almoxarifado de acabados.
  • Almoxarifado de Manutenção.
  • Almoxarifado de materiais auxiliares:
  • Almoxarifado Intermediário.
  • Almoxarifado de matérias- primas.
  • Almoxarifado.
  • Estoque.
  • Tipos de almoxarifado e estoque.

Confira algumas dicas seguir!

  1. Ter o espaço ideal. ...
  2. Limpar constantemente o local. ...
  3. Arrumar as prateleiras de acordo com o peso dos produtos. ...
  4. Atualizar o inventário. ...
  5. Inspecionar a entrada de produtos. ...
  6. Prestar atenção em mercadorias paradas. ...
  7. Capacitar a equipe.

Veja como é feita a listagem:

  • *Almoxarife Nível I: até 4 anos;
  • *Almoxarife Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Almoxarife Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

O setor de almoxarifado é formado por uma equipe responsável pela armazenagem das embalagens, além do recebimento, conferência, controle de estoque, movimentação, reposição de estoque, distribuição interna de materiais.

o almoxarifado, ao contrário do estoque, não é destinado a itens usados na produção ou na venda dos produtos da empresa. Ele é o local físico onde são armazenados os materiais necessários para a manutenção da empresa, como: materiais de escritório; equipamentos de proteção individual (EPIs);

Organizar e manter o almoxarifado, executar recebimento, estocagem, distribuição, registro e inventário de matérias-primas e mercadorias adquiridas e confeccionadas na universidade. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.