O que é trabalho para a sociedade?

Perguntado por: scosta . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

O trabalho ocupa lugar central na organização social e pode ser considerado um regulador da vida em sociedade, pois é com base nele que o sujeito planeja e organiza os outros aspectos de sua vida.

O trabalho é qualquer atividade física ou intelectual, realizada pelo ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo para realização pessoal e desenvolvimento econômico.

Para Durkheim (1977), o trabalho é um fato social presente em todas as sociedades e a divisão social que ele gera é o que possibilita a coesão social, ou seja, ele é responsável pelos indivíduos viverem em sociedade após a ascensão do sistema capitalista.

O trabalho transforma as pessoas, desenvolve habilidades, ensina sobre nossas forças e limitações, auxilia a nos relacionarmos melhor com outras pessoas e, principalmente, altera a visão que temos do mundo e de nós mesmos.

Para Marx, o trabalho é uma dimensão ineliminável da vida humana, isto é, uma dimensão ontológica fundamental, pois, por meio dele, o homem cria, livre e conscientemente, a realidade, bem como o permite dar um salto da mera existência orgânica à sociabilidade.

A divisão social do trabalho é uma das marcas impostas pelo sistema capitalista aos modos de produção da sociedade moderna. Ela consiste na fragmentação do processo produtivo, que dá origem a diferentes níveis de especialização. Com isso, o trabalhador passar a desenvolver tarefas específicas dentro do meio produtivo.

O trabalho tem ajudado o homem a ampliar suas habilidades e melhorar o bem estar de uma sociedade. O trabalho está na base da atividade econômica e social de uma sociedade. Na sociedade capitalista atual, por exemplo, é com o trabalho que se criam as mercadorias que constituem a riqueza de uma sociedade.

Trabalho tem a ver com outras questões que vão além do sustento. Trabalho tem a ver com pertencimento, participação. Trabalho tem a ver com ser útil e contribuir com uma causa maior. É daí que vem a motivação e a satisfação pessoal.

No domínio individual, o trabalho é um elemento central para a formação de identidade e da saúde mental do homem comum. No domínio político, o trabalho desempenha um papel estratégico na sociedade atual e, no domínio do conhecimento, do trabalho possibilita a produção de novas tecnologias.

Na sociedade, o trabalho é essencial para o desenvolvimento econômico e o crescimento sustentável. Gera renda e riqueza, promove a distribuição de recursos e o aumento do bem-estar social. Além disso, é responsável pela inovação e pelo avanço tecnológico, impulsionando a competitividade e a produtividade.

  1. 1) Fale do seu trabalho em vez de falar de si. Na hora de falar sobre um trabalho executado por você, é inevitável citar algumas habilidades. ...
  2. 2) Não caia no humblebrag. Você já ouviu a expressão “humblebrag“? ...
  3. 3) O discurso não é tudo. ...
  4. 4) Seja verdadeiro. ...
  5. 5) Pense em uma apresentação.

A minha visão de trabalho
Um bom trabalho existe para nutrir o mundo e tornar as vidas mais confortáveis, duradouras e seguras. Enquanto força produtiva, o trabalho é um modo de interferir no mundo para que ele seja um lugar melhor tanto para mim quanto para as outras pessoas.

Dentro dos estudos sobre a ética protestante, Max Weber, considerado um dos fundadores da Sociologia, disse que “o trabalho dignifica o homem”. Weber destacou que o trabalho se encaixava como uma das ações sociais mais nobres e dignas presentes na sociedade.

O conceito de trabalho como uma atividade que altera o estado material das coisas exis- tentes e, que pela ação humana se transforma em objetos úteis, que passam a ter utilidade, pode ser considerado como resultante da intervenção do homem na natureza.

A sociedade ideal imaginada por Marx não teria desigualdade social e econômica. A princípio, o Estado seria comandado por uma espécie de ditadura do proletariado, que controlaria a sociedade. Nesse contexto, não haveria mais propriedade privada. Em um segundo momento, seria possível diluir o próprio Estado.