Quantos partidos políticos existem hoje no Brasil?

Perguntado por: aconceicao4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 10 votos

Esta é uma lista de partidos políticos no Brasil em atividade. Desde junho de 2023, o Brasil tem 30 (trinta) partidos políticos legalizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Legenda tem 2.046.711 filiações, segundo dados do TSE; top 5 conta também com PT, PSDB, PP e PDT. O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) se mantém como o maior partido em número de filiados no Brasil.

Os partidos de direita incluem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e os da extrema-direita incluem nacional-socialistas e fascistas.

O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro de centro-esquerda à esquerda.

O Brasil é uma República porque o chefe do Estado é eleito pelo povo e com mandato. É presidencialista porque o Presidente da República é chefe de Estado e também chefe de governo. É federativa porque os Estados têm autonomia política. A União está dividida em três poderes, independentes e harmônicos entre si.

Além disso, PDT, Cidadania, PCB, PSTU, PCO e Unidade Popular anunciaram que estarão com o petista no segundo turno. Bolsonaro teve já no primeiro turno uma coligação menos ampla, formada por PL, PP e Republicanos. Nos últimos dias, PSC e PTB anunciaram que também apoiam a candidatura do presidente no segundo turno.

O código eleitoral do partido é o 12. Com 1.106.481 filiados em agosto de 2023, é o sexto maior do país, o segundo maior no Rio Grande do Sul e o maior no Rio de Janeiro.

Partido dos Trabalhadores

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, informou hoje que não usará mais a versão de sua bandeira que contém a cor vermelha, apresentando somente a monocromática azul. A sigla disse que "o contraste do azul e branco dará ainda mais brilho às peças publicitárias" a serem usadas na campanha eleitoral de 2022.

O presidente Jair Bolsonaro conseguiu costurar alianças com dois partidos para a campanha à reeleição ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022. O PP e o Republicanos formam a coligação com o PL, partido do candidato. Em 2018, Bolsonaro se elegeu presidente pelo PSL, com o apoio do PRTB.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conquistado intenções de voto entre eleitores que não são de esquerda – e inclusive já conta com adesões no eleitorado que se declara de direita e centro-direita.