Quem criou o Dia do Trabalho nos Estados Unidos?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Ironicamente, os Estados Unidos não comemoram o Dia do Trabalho em 1º de maio. O Labor Day é celebrado na primeira segunda-feira de setembro desde 1882, quando foi criado pelo movimento operário. Em 1894, foi oficializado pelo então presidente Grover Cleveland.

Peter McGuire

A maioria dos historiadores consideram Peter McGuire, secretário geral da Irmandade de Carpinteiros e Marceneiros e co-fundador da Federação Americana do Trabalho, como o criador da ideia original de um dia para os trabalhadores.

O dia 1º de maio se tornou a data da celebração do trabalhador após uma série de manifestações que aconteceram nos Estados Unidos. Em 1886, trabalhadores foram às ruas das maiores cidades do país para reivindicar que a carga horária de trabalho diária fosse reduzida.

A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde esse ano, o 1º de maio passou a ser feriado nacional.

Labor Day, ou como conhecemos, Dia do Trabalho é comemorado nos EUA em setembro, não no dia 1º de maio, como no Brasil e em vários outros países.

O primeiro feriado do Dia do Trabalho foi celebrado no dia 5 de setembro de 1882, na cidade de Nova York., segundo os planos da Central Labor Union (União Central dos Trabalhadores). A Central Labor Union celebrou seu segundo Dia do Trabalho um ano depois, em 5 de setembro de 1883.

O Dia do Trabalho é conhecido como Labor Day nos EUA e celebrado todos os anos na primeira segunda-feira de setembro. Durante o final de semana prolongado, os estadunidenses realizam eventos em homagem aos trabalhadores, celebram o final do verão e a volta às aulas.

Porém, só em 1924, no governo do presidente Artur Bernardes, o dia 1º de maio foi oficializado como Dia do Trabalho. A oficialização deveu-se também às pressões que grupos organizados de trabalhadores passaram a exercer, desde a década de 1910, em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

A proposta era reduzir para 8 horas diárias. Além da diminuição da carga horária, os trabalhadores também exigiam descanso semanal remunerado e um período anual de férias, direitos trabalhistas que ainda não existiam na época. Os organizadores das manifestações foram denominados Mártires de Chicago.

O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é comemorado anualmente em 1º de maio em diversos países do mundo. O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações.

Posteriormente, como parte da estratégia de alçar seu nome como "pai dos pobres", Getúlio Vargas mandou confeccionar uma carteira com o número 000001, a fim de se auto-intitular como primeiro trabalhador do Brasil.