O que é taxa de rotatividade?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Definição de índice de rotatividade:Também chamado de taxa de “Turnover” (do inglês) o índice de rotatividade representa a taxa média de saída de funcionários (demissões voluntárias e involuntárias) em relação ao número médio de funcionários de uma empresa em determinado período.

O que é rotatividade? Rotatividade, rotatividade de pessoal ou também, no inglês, turnover diz respeito à relação matemática, em termos percentuais, entre o número de admissões e demissões em um determinado prazo. Além disso, pode se referir à proporção de colaboradores antigos substituídos por novos dentro da empresa.

Mas a fórmula é: Turnover = [ (admissões + demissões) / 2 ] / total de colaboradores mês anterior x 100.

Rotatividade de clientes é a porcentagem de clientes que pararam de comprar os produtos ou serviços da sua empresa durante um determinado período de tempo. Sua taxa de rotatividade de clientes indica quantos de seus clientes existentes provavelmente não farão outra compra em sua empresa.

absenteísmo — período em que os colaboradores se ausentam do trabalho, seja por atrasos, seja por faltas; turnover — é a rotatividade de pessoal, ou seja, o índice que revela quantos colaboradores são desligados pela empresa ou pedem demissão.

A rotatividade de pessoal baixa mantém o capital intelectual da organização, garantindo mais engajamento, produtividade e fluidez para tomadas de decisão. Além disso, significa um ganho econômico para a empresa, já que minimizam-se os custos com demissões, contratações e ociosidade das equipes.

A análise de rotatividade tem por objetivo verificar os prazos médios de rotação dos elementos do ciclo operacional da empresa.

Especialistas da área de gestão recomendam que a empresa trabalhe com uma taxa de turnover entre 5% e 10% ao ano. Acima disso poderá trazer sérios problemas financeiros à empresa. Mas é preciso considerar as diferenças e as características de cada mercado de trabalho.

Deterioração do clima organizacional. Perda de talentos para a concorrência. Custos de desligamento e verbas rescisórias. Custos de aquisição de novos funcionários.

Alta rotatividade ou turnover é o termo usado para indicar as alterações no quadro de funcionários de uma empresa. Esse é um índice de extrema importância para um RH estratégico. A partir dele, é possível identificar diversos problemas na gestão de pessoas e até na gestão do clima organizacional.

A rotatividade de funcionários (ou Turnover em inglês) está relacionada com o desligamento de colaboradores e a entrada de outros para substituí-los, ou seja, a rotatividade é caracterizada pelo fluxo de entradas (admissões) e saídas (desligamentos e demissões) de pessoas em uma organização.

O termo “churn” é algo (infelizmente) bastante conhecido pelos gestores. Ele significa rotatividade. No caso de uma empresa, refere-se à rotatividade de clientes. Em outras palavras, aos consumidores que cancelaram a sua assinatura por um período determinado.

Qual a taxa de absenteísmo aceitável? Estima-se que no setor de serviços, a taxa média de ausências é de 5%, já no setor varejista, esse índice varia entre 7% a 10%. No mercado em geral, não existe uma definição da taxa de absenteísmo ideal, mas considera-se aceitável um índice de 4%.

A rotatividade costuma variar de acordo com o salário e a função do funcionário. Um estudo da CAP (Center for American Progress) descobriu que os custos médios para substituir um funcionário são de: 16% do salário anual para empregos de alta rotatividade e baixa remuneração (ganhando menos de R$ 30.000 por ano).

4%

Mas, de modo geral, um índice de até 4% de absenteísmo é considerado aceitável. Quando o valor ultrapassa esse limite, deve-se ficar alerta.

Motivos que levam à alta rotatividade de funcionários
O que mais causa a rotatividade de funcionários são problemas internos, que fazem com eles se sintam desmotivados e procurem por outros lugares para trabalhar.