Como evitar e prevenir o absenteísmo?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Investir em espaço físico adequado, ergonomia física correta (mobiliários e equipamentos), conforto acústico e térmico, iluminação adequada, horários de expedientes bem planejados, engajamento das lideranças, bom relacionamento interpessoal e um ambiente corporativo saudável, é fundamental para evitar o surgimento de ...

Como diminuir esses índices?

  1. Questione. Nos casos em que as taxas são elevadas, é preciso reconhecer se o problema está na empresa ou no colaborador. ...
  2. Faça uma pesquisa de clima organizacional. ...
  3. Invista em recrutamento e seleção. ...
  4. Foco na motivação.

Em regra, um alto índice de absenteísmo no trabalho está diretamente relacionado a dois pontos principais: a insatisfação do funcionário em relação à empresa e aos problemas de saúde. Desses dois fatores, outros acabam surgindo e merecem a atenção por parte dos gestores e líderes.

Absenteísmo

  1. Estabeleça uma política de faltas e atrasos. ...
  2. Invista na comunicação interna. ...
  3. Monitore a presença dos funcionários. ...
  4. Ofereça treinamentos. ...
  5. Implante tecnologias. ...
  6. Promova ações inovadoras.

Trazemos a seguir algumas ações que não podem faltar num plano de ação para reduzir o absenteísmo:

  1. Invista em iniciativas de bem-estar e saúde mental.
  2. Desenvolva metas e objetivos adequados.
  3. Crie um ambiente de escuta, confiança e segurança psicológica.
  4. Pense em formas de reconhecimento.
  5. Melhore a comunicação interna.

Monitore o clima organizacional
Outro fator importante em como reduzir o absenteísmo na empresa é promover e monitorar um clima organizacional saudável para os colaboradores. Pois, apenas como um ambiente agradável é possível manter a produtividade, reter talentos e diminuir o índice de absenteísmo.

Listamos algumas delas a seguir: Faltas ao trabalho sem justificativa, provocadas, por exemplo, por problemas pessoais. Atrasos no horário de entrada ou retorno do almoço. Saídas do trabalho antecipadas, por qualquer motivo.

O departamento de recursos humanos é o responsável pela pesquisa de clima organizacional, e por manter estabilidade na relação entre a empresa e seus funcionários, estará no contato diário e fará a coleta de feedbacks para aplicação de melhorias.

O cálculo do turnover é bem simples: é necessário somar o número de admissões e o número de desligamentos, depois basta dividir por 2 e dividir ainda pelo número total de funcionários dentro da sua empresa.

Na CLT, é possível ver o absenteísmo como: faltas não justificadas; chegadas e/ou saídas fora do horário previsto; apresentação de atestados médicos na ausência.

Clientes insatisfeitos, baixa produtividade, aumento de horas extras para que os outros componentes da equipe supram a falta dos ausentes, despesas com demissão, contratação temporária e perda de prazos são algumas das principais consequências originadas pelo absenteísmo.

Absenteísmo se refere aos dias e horas não trabalhadas dos colaboradores, devido a atrasos ou a faltas. Turnover é um indicador que mede a relação entre as contratações e os desligamentos de colaboradores durante determinado período.

Motivos principais da falta no trabalho
Doenças dos colaboradores — 30% Questões pessoais — 27% Assuntos familiares — 20% Estresse — 12%

Logo, se a falta foi leve, deverá ser punida com uma advertência, se foi grave, pode ser punida tanto com advertência por escrito quanto com uma suspensão e, em casos mais extremos, com uma demissão por justa causa. O que o patrão não pode fazer é exceder o seu direito de disciplinar os seus funcionários.