Quais são os riscos da quiropraxia?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4 / 5 10 votos

A quiropraxia consiste em uso de pressão sobre vértebras do paciente e, segundo o estudo, pode resultar em danos às artérias que correm junto à espinha. Alguns desses danos podem ser seguidos de sangramentos internos ou formação de pseudo-aneurismas, que podem resultar em trombose, embolia ou espasmo arterial.

O risco de complicações decorrentes do tratamento quiroprático de outras partes da coluna é baixíssimo, e algumas pesquisas sugerem que a prática é tão benéfica quanto o exercício físico praticado em casa, a fisioterapia e medicamentos.

Lembramos também que a quiropraxia não é indicada para pessoas que tenham algum problema de instabilidade na medula espinhal, hérnia de disco grave, fraturas que ainda estejam em processo de recuperação, e demais contra indicações que precisam ser avaliadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a “Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral”.

Pessoas que sofreram acidentes variados e que, com eles, passaram por lesões musculares, ósseas ou articulares, têm na quiropraxia um bom aliado para lidar com esses problemas e se recuperarem de forma muito mais veloz. Vale a pena investir nessas sessões para potencializar o tratamento.

Pessoas que ficam sentadas diariamente e por muito tempo, por exemplo, são as mais indicadas para o tratamento com quiropraxia.

As sessões custam em média R$200,00, mas este preço pode variar de acordo com a localização da clínica e experiência do profissional.

Como vimos, a quiropraxia é uma grande aliada para quem está com incômodos e dores na região da coluna, articulações e outras relacionadas ao sistema neuro-músculo-esquelético. Esses males são comuns e afetam muitas pessoas, reduzindo o bem-estar e a qualidade de vida.

Por isso, é comum sentir receio da quiropraxia. No entanto, o fisioterapeuta afirma que as dores que alguns pacientes relatam sentir após o tratamento é algo momentâneo, que tende a desaparecer nas primeiras 24 horas.

Evite consumir produtos que estimulem o sistema nervoso, como a nicotina, café e o álcool em conjunto com o seu tratamento. Beba muita água e opte por alimentos mais leves, como frutas e legumes. Caminhe durante 15 minutos logo após ser tratado.

Os profissionais da quiropraxia, chamados de quiropratas, realizam uma série de análises e, principalmente, movimentos com as mãos para restaurar o alinhamento correto da coluna e outros locais do corpo. Isso, permite que dores sejam aliviadas, pois a tensão muscular da região e a pressão arterial diminuem.

Assim, a quiropraxia é um curso de nível superior que possui uma grade bem extensa em ciências biomédicas, métodos diagnósticos e prática clínica. É importante destacar que os quiropraxistas são os profissionais com graduação em quiropraxia ou então fisioterapeutas que se especializaram na área.