Quais são os rios de água negra?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Os rios de águas negras, entre eles, o rio Negro, o Jutaí, o Tefé e o Coari, predominantementes no estado do Amazonas, são os que apresentam tonalidades mais escuras das águas, e isso se dá em função da química que envolve o solo, a geologia e a hidrologia (nível da água).

São os chamados rios de águas claras, dos quais são exemplos típicos o Tapajós e seus formadores Juruena e São Manuel ou Teles Pires, o rio Verde (afluentes deste último), o Xingu e seu afluente Iriri, para citar somente os mais representativos.

Os principais rios navegáveis da região amazônica são o Solimões/Amazonas, o Negro, o Branco, o Madeira, o Purus e o Juruá, e a navegação hidroviária é o único meio de acesso a quase totalidade dos municípios da região.

águas brancas

As do Rio Solimões são águas brancas, que são assim porque possuem grandes quantidades de sólidos suspensos, principalmente cálcio e magnésio.

Os rios de águas negras, entre eles, o rio Negro, o Jutaí, o Tefé e o Coari, predominantementes no estado do Amazonas, são os que apresentam tonalidades mais escuras das águas, e isso se dá em função da química que envolve o solo, a geologia e a hidrologia (nível da água).

Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes.

Um dos principais rios dessa bacia é o Rio Amazonas, que é o maior e mais volumoso rio do mundo, sendo resultado do encontro do Rio Negro e Solimões. Outros rios importantes dessa bacia são o Rio Madeira e o Rio Xingu.

O rio Amazonas possui aproximadamente 1.100 afluentes que formam a maior bacia hidrográfica do mundo, com extensão de 7.008.370 km².

É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo.

A água está mais escura e mais fria por conta de ventos de leste. Mas paralelamente a isso, a gente tem também, nesse mesmo período, a floração de algas vermelhas. Isso tem a ver com o fenômeno, no qual as microalgas encontram a condição ideal para se proliferarem, de temperatura e luminosidade.

Os rios da bacia amazônica não apresentam, em sua totalidade, uma água barrenta, amarelada e turva (água branca) como a do Rio Solimões (Figura 1A) e do Rio Amazonas.

Já o Rio Solimões tem uma cor barrenta bem parecida com café com leite. Tudo isso por causa do grande número de sedimentos que a água carrega ao fluir por baixo da Cordilheira dos Andes. Ele é mais frio que o Rio Negro, possuindo 22º C. Além disso, flui muito mais rápido, correndo cerca de 6 km por hora.

Ambientado na fictícia Água Negra, povoado do interior da Bahia, o enredo tem como ponto de partida o acidente que marcará para sempre a existência das irmãs Bibiana e Belonísia, que em uma travessura de crianças, tentam descobrir o segredo guardado pela avó Donana em uma mala.

rio Amazonas

Mas, você sabe por que esses rios não se misturam? De acordo com estudos, o principal fator é sua composição química, temperatura e velocidade dos dois. Ao longo da extensão do encontro das águas, os rios Negro e Solimões ficam lado a lado sem se misturar, antes de se tornarem um só, formando o rio Amazonas.