O que é a doença de Minamata?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

O Mal de Minamata ou Doença de Minamata é uma síndrome neurológica causada por severos sintomas de envenenamento por mercúrio. Os sintomas incluem distúrbios sensoriais nas mãos e pés, danos à visão e audição, fraqueza e, em casos extremos, paralisia e morte.

As vítimas haviam consumido peixes pescados na Baía de Minamata, onde uma empresa de produção de PVC, que usava mercúrio na fabricação, descartava os resíduos do processo. Em 1956, a origem da doença de Minamata foi esclarecida. Cerca de 5.000 pessoas foram atingidas.

A doença de Minamata foi descoberta pela primeira vez em Minamata, Kumamoto, Japão, em 1956. Causada pela contaminação por metil mercúrio através da água residual liberada da indústria química Chisso, que durou de 1932 à 1968.

Em 1965, ocorreu uma contaminação semelhante na bacia do Rio Agano, província de Niigata. A causa foi o efluente industrial da fábrica Showa Denko Kanose que também continha metil mercúrio. Este acidente teve a denominação de Doença de Minamata de Niigata (segundo acidente da Doença de Minamata).

A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.

A doença de Minamata foi causada pela contaminação da água por metil mercúrio liberado pela Chisso e pelo consumo de peixe contaminado, o que também causou conflitos entre as pessoas. Com isto, Minamata aprendeu a importância da "água" e dos "alimentos" como fonte de vida.

No solo, o mercúrio também causa o empobrecimento da fertilidade, chegando a inutilizar completamente uma região. Na água é ainda pior, já que as móleculas do metal rapidamente contaminam os rios e ocasionam na morte de espécies.

Falta de sono, perda de memória; Tremores, principalmente nas mãos; Crianças nascerem defeituosas ou retardadas; • Diminuição ou perda total da potência sexual; Feridas no corpo (rói-rói); • Diminuição da vista.

A contaminação por mercúrio é um tipo grave de contaminação que ocasiona diversos sintomas que incluem: fadiga, falta de sensibilidade em mãos e pés, distúrbios no sistema digestivo e danos ao sistema nervoso, causando confusão mental, alteração da coordenação motora e quadros psicóticos.

COMO O METAL CONTAMINA OS SERES VIVOS
Isso porque, uma vez que o metal entra em contato com ambientes aquáticos ele é metabolizado por certos microrganismos, como algumas bactérias, que combinam o elemento com carbono formando o metilmercúrio, a forma orgânica do metal.

Criando políticas em âmbito Global a fim de dirimir a eliminação do mercúrio. A OMS, por exemplo, difundiu uma política demandando ações de curto, médio e longo prazo de substituição de produtos médicos que contenham mercúrio por outras alternativas que não sejam nocivas à saúde.

Maiores desastres ambientais do mundo

  • Bomba de Hiroshima e Nagasaki (Japão, em 1945) ...
  • Explosão de Chernobyl (Ucrânia, em 1986) ...
  • Fukushima (Japão, em 2011) ...
  • Acidente radioativo em Goiânia (1987) ...
  • Rompimento da barragem em Mariana (2015)

A doença de Itai-itai, enfermidade causada exclusivamente pela exposição ao cádmio, é definida como uma forma de osteomalácia renal, enfermidade que atinge principalmente as mulheres na fase pós menopausa e se caracteriza por atingir os rins e ossos, causando fraturas e fortes dores nas pernas e costas (Nordberg, 2009) ...