Qual é a religião dos índios Munduruku?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Presença missionária. A Missão católica, além de ter exercido influência na concentração da população nas margens do rio Cururu, difundiu princípios do catolicismo, como o batismo do recém-nascido como obrigatório e o casamento religioso.

Dizem ser um povo de tradição guerreira, mas povo mais gentil não há. São estratégicos. Sabem a hora de agir. Dançam em conversa com espíritos ancestrais, seguindo a poesia e o canto dos pássaros e dos cantores, em histórias que passam e se atualizam de geração em geração, em todos seus rituais.

As religiões animistas (aquelas que colocam como seres sobrenaturais e divinos elementos da natureza, como o Sol, a Lua e as florestas) compunham o imaginário religiosos dos povos indígenas.

Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, grande parte dos povos indígenas acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas.

  • Pará
  • Amazonas
  • Mato Grosso

O mito Munduruku (2001), por sua vez, nos mostra que a onça arrancou a bolsa das mãos de Karu Bempô, pulou as urzes e abriu-a e uma densa escuridão caiu sobre a selva, surpreendendo a todos. Sendo assim os mitos cosmogônicos contam como o mundo foi criado e os demais mitos de origem contam como o mundo foi modificado.

Os Munduruku é um povo tradicionalmente da região do Alto Tapajós que se concentra majoritariamente na Terra Indígena de mesmo nome, com a maioria das aldeias localizadas no rio Cururu, afluente do Tapajós, região esta que ficou conhecida como Mundurukânia, citada no mito de origem.

Tupã

Considerado o deus criador do universo, pela tribo tupi-guarani, Tupã é o "Senhor do Trovão". É visto como o criador do céu, da terra e da humanidade. Alguns historiadores acreditam que Tupã foi criado pelos jesuítas durante o período de catequização dos povos indígenas.

Os indígenas adoravam vários deuses, admitiam uma trindade superior composta por Guaraci (o sol), Jaci (a lua) e Perudá ou Rodá (deus do amor). O chefe religioso da aldeia era o pajé, que possuía poderes mágicos. Adoravam as forças da natureza (vento, chuva, relâmpago, trovão) e tinham medo dos maus espíritos.

Pajé é uma palavra de origem tupi-guarani utilizada para denominar a figura do conselheiro, curandeiro, feiticeiro e intermediário espiritual de uma comunidade indígena. O pajé é considerado uma das figuras mais importantes dentro das tribos indígenas brasileiras.

A Tradição Religiosa se constitui transmitindo, oral ou escrita, a riqueza cultural religiosa que uma geração herdou das anteriores: as experiências sagradas experimentadas pelos antepassados perenizando-as.

O princípio da caridade, do perdão, do amor ao próximo e incondicional, do fazer o bem sem ver a quem, foram princípios aos quais os indígenas se identificaram com facilidade, principalmente por parte dos Pajés e Caciques que eram os responsáveis pela organização política e social das comunidades indígenas.

Os tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados. Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como pajelança.