Porque os árabes se vestem assim?

Perguntado por: egois . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 8 votos

Geralmente, por influência religiosa, os povos árabes tendem a cobrir mais o corpo do que os Ocidentais. As altas temperaturas também fazem necessário o uso de véus e turbantes a fim de proteger o rosto e a cabeça.

Também chamada de kandoora, thobe ou dishdasha, é a vestimenta do homem árabe, uma túnica feita de algodão, com mangas compridas e uma extensão para cobrir todo o corpo, é usada para não marcar o corpo e como sinal de modéstia, uma vez que todos se vestem do mesmo jeito.

A branca indica pureza, enquanto a preta, liberdade. Existe uma infinidade de outras cores, mas nem sempre elas querem dizer alguma coisa além da estética. No final das contas, a ghutra é para os árabes o que o boné é para os ocidentais, com seus objetivos, significados e histórias específicos.

Keffiyeh é o nome mais comum que se dá ao lenço que os árabes usam na cabeça. Sua origem remonta aos povos nômades da Península Arábica que usavam lenços para se proteger do sol e da areia. Feitos de algodão, eles tinham cores diferentes e também serviram para identificar as tribos.

Os homens usam por baixo da túnica o Cirwall, uma calça larga feita de algodão, que deu origem à palavra "ceroula".

Nos países árabes, o uso da barba é permitido porque protege o rosto contra o sol forte.

Os turbantes
Eles e as túnicas são quase idênticos às vestes das tribos de beduínos que viviam na região no século VI. É uma roupa que suporta os dias quentes e as noites frias do deserto.

Costumes da Cultura Árabe
Priorizam a amizade, o respeito, a paciência e a privacidade acima de tudo. Também é muito conhecida a tradição árabe para os negócios, nos quais é necessário ter paciência para pechinchar e negociar o valor das mercadorias.

Shayla. Esta é possivelmente a peça que uma brasileira vai usar quando entrar em um local sagrado e demonstrar respeito à cultura local. É um lenço retangular colocado na cabeça e cruzado no pescoço sobre um dos ombros.

hijab

Em árabe, a palavra "hijab" significa "cobertura". É um termo bastante popularizado no Ocidente para designar qualquer tipo de véu. Na verdade, o hijab é todo o véu que cobre a cabeça e o pescoço. Pode ser encontrado em diferentes cores e estampas.

A primeira é uma espécie de touca, que cobre a cabeça de forma bem justa, e a segunda é um véu que veste sobre a primeira, cobrindo também o pescoço e frequentemente chegando até os ombros.

Apenas o rosto da mulher fica de fora do véu. Ele pode ser decorado e estampado, porém costuma ser preto. Seu uso é tradicional no Irã e foi popularizado no Ocidente após a Revolução Islâmica. Atualmente também é utilizado em países como Líbano, Iraque, Bahrein e Arábia Saudita.

A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento.