Por que Santarém é conhecida como Pérola do Tapajós?

Perguntado por: vmorgado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Ganhou o apelido de “Pérola do Tapajós” por suas belezas naturais, seus cenários amazônicos com florestas exuberantes, lagos de águas cristalinas, igarapés, igapós e praias formadas ao longo do Rio Tapajós. Algumas praias se destacam, como as Praias do Maracanã, com água doce e areias claras que fascinam.

Conhecida carinhosamente como a “Pérola do Tapajós”, cercada de águas e florestas, Santarém pulsa no coração da Amazônia.

A história de Santarém remonta a um grande processo de imigrações que deixou diversas heranças culturais que, unidas, formam a identidade do município e do povo santareno. A cidade foi fundada no dia 22 de junho de 1661 pelo padre português João Felipe Bettendorf durante missões jesuítas na região.

Dividem-se as opiniões dos estudiosos, mas este topónimo parece vir do latim Sancta Eirene, 'Santa Iria', talvez referente a uma igreja cristã fundada na cidade romana de Scallabis, ali existente.

Em 1758, a aldeia de Tapajós foi elevada à categoria de vila com a denominação de Santarém, mesmo nome de uma cidade lusitana.

Universidade Federal do Oeste do Pará
Em trabalho publicado no ano de 2015, o pesquisador da USP sustenta que Santarém é a cidade mais antiga do Brasil, com pelo menos mil anos.

A “Pérola do Tapajós”, como é conhecida a cidade de Santarém-PA, está localizada, a 850 quilômetros de Belém. Sua característica mais marcante é a de se constituir como maior potência turística do Oeste do Pará. São quase dois mil quilômetros de areias brancas, se juntarmos todas as praias da Região.

Na região do baixo rio Tapajós floresceu a chamada cultura Santarém, que se notabilizou pela produção de uma cerâmica de estilo muito peculiar, baseado no emprego das técnicas de modelagem, incisão, ponteado e aplicação.

Aldeia dos Tapajós

Primeiro bairro de Santarém, a Aldeia dos Tapajós, nome de fundação da cidade feita pelo Padre João Felipe Bettendorff em 22 de junho de 1661, ficava onde hoje está o mercado modelo, na Praça Rodrigues dos Santos.

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

O nome Tapajós é originário de uma tribo indígena a beira do rio. O Tapajós tem origem na confluência dos rios Juruena e São Manuel (Teles Pires). Quando combinado com o Rio Juruena, o Tapajós tem aproximadamente 1900 km de comprimento.

Assim, a contemporânea cidade de Santarém foi fundada então pelo padre luxemburguês João Felipe Bettendorff, vinculado à Ordem dos Jesuítas, em 22 de junho de 1661 sob o nome de "Aldeia dos Tapajós". Logo ao chegar, o religioso jesuíta construiu a primeira capela na região, chamando-a de Nossa Senhora da Conceição.

Um deles, cabo Leonardo de Oliveira, vindo do Mato Grosso, adentrou em 1742, chegando a boca do rio Tapajós.