Quais são os principais riscos da ginástica?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

A ginástica, bem como qualquer outra atividade física ou esporte, pode trazer alguns riscos para os praticantes. Caso seja praticada em exagero, ela pode ocasionar sérias lesões e acabar machucando ligamentos, articulações, músculos e ossos.

A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social. Nos movimentos executados nas atividades práticas, são desenvolvidas as seguintes capacidades físicas: força muscular, equilíbrio e velocidade.

Pessoas com boa forma física ainda têm maior temperatura corporal, o que aumenta a sensação de relaxamento e produz efeitos calmantes. O fluxo sanguíneo no cérebro também é otimizado com a prática de exercícios físicos, o que ajuda a melhorar a memória, a capacidade de concentração e reduz o estresse.

Em contrapartida autores como, MACIEL et al (2005), citam algumas desvantagens associados à realização da Ginástica Laboral como a realização de exercícios físicos com as roupas de trabalho, o local inapropriado para a prática de atividade física e o constrangimento de se fazer exercício frente ao colega e de chefes.

Os aspectos gerais do ambiente devem ser considerados como a luminosidade; a temperatura; a limpeza e tipo de piso; as obstruções no solo (pregos, ganchos, buracos, saliências, etc.); as atividades próximas à parede; a disposição dos equipamentos; a área de aterrissagem ao redor dos equipamentos; a direção do fluxo dos ...

os malefícios são diversos como: lesões musculares, lesões articulares, fraturas ósseas, lesões cardíacas, queda da imunidade, irritabilidade, insônia, queda do desempenho e etc.

Os principais tipos de ginásticas de academia são:

  • Ginástica aeróbica. ...
  • Crossfit. ...
  • Yoga. ...
  • Artes Maciais. ...
  • Ginástica artística. ...
  • Ginástica acrobática. ...
  • Ginástica de trampolim. ...
  • Ginástica Rítmica.

Resposta verificada por especialistas. Dentre os objetivos da ginástica nós temos: a melhora no condicionamento físico, um desenvolvimento do condicionamento respiratório, o bem estar, além do preparo técnico.

Recorre a diversas técnicas corporais contemporâneas e exercícios terapêuticos, para integrar corpo e mente. Permite evolução do condicionamento físico, aumento do fortalecimento muscular, estimulação à consciência corporal, reeducação postural, trabalha o equilíbrio, a coordenação e a agilidade.

Fortalece ossos e articulações. Melhora o sistema cardiorrespiratório. Melhora a coordenação motora e a agilidade. Melhora o equilíbrio e a postura.

Riscos e malefícios da Ginástica Rítmica
O maior risco na prática da Ginástica Rítmica é o desenvolvimento de lesões, como luxação, fraturas e até problemas mais graves, como enfermidades de coluna.

A Ginástica Laboral pode ser considerada uma alternativa para o problema, pois é considerado um exercício físico eficaz para prevenir doenças relacionadas ao trabalho e, assim, melhorar a qualidade de vida do trabalhador.