Quais são os pontos negativos da sustentabilidade ambiental?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Desperdício de água (seja no banho, lavando roupa, escovando os dentes, fazendo a barba, entre outras possibilidades); Utilização de artigos que não são biodegradáveis; Desperdício de alimentos e bebidas; Gasto excessivo de papel.

Principais problemas ambientais

  • poluição atmosférica;
  • aquecimento global;
  • poluição hídrica e dos solos;
  • desmatamento e queimadas;
  • desertificação;
  • perda de biodiversidade;
  • descarte irregular de lixo.

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

5 erros comuns em projetos sustentáveis de arquitetura

  1. 1 – Falha no diagnóstico e falta de planejamento. ...
  2. 2 – Não respeitar as limitações da sua construção. ...
  3. 3 – Não explorar as fontes de energia limpa de maneira adequada. ...
  4. 4 – Utilizar sistemas e materiais que não são duradouros. ...
  5. 5 – Não investir em mão de obra qualificada.

Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.

Vale destacar que todas as ações do homem geram impactos de variados graus e tipos: o negativo, bastante conhecido, diz respeito à emissão de poluentes, despejo de resíduos nocivos e outras modificações prejudiciais ao meio ambiente. Os impactos positivos, por sua vez, estão relacionados a programas de preservação.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Chuveiro e descarga do banheiro – Encabeçando a lista, o chuveiro é considerado, por especialistas, o maior vilão da sustentabilidade. Vale a pena pensar duas vezes antes de deixar a água jorrar, pois o desperdício de água pode chegar a 30 litros a cada cinco minutos de banho.

O plástico, nos dias atuais, é uma das maiores preocupações quando se fala em sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O plástico está no entre os agentes mais poluidores do planeta e se tornou um grande inimigo da natureza e principalmente da vida marinha.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Os principais problemas ambientais no Brasil são: queimadas, poluição da água, ar e do solo, desmatamento, depósito e de lixo em locais inadequados, desperdício de alimentos e recursos naturais, assoreamento de rios e aquecimento global.

Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

Outras opções de reduzir o impacto ambiental são diminuir o consumo, diminuir a utilização de combustíveis fósseis e reciclar resíduos. A Brasil Coleta ajuda a sua empresa nesse processo, por meio de uma consultoria ambiental estratégica, gerenciando resíduos, fazendo coletas desses resíduos, e mais.