O que é comensalismo de um exemplo?

Perguntado por: msilveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Um exemplo muito utilizado para o comensalismo é a interação que as rêmoras têm com os tubarões. As rêmoras se prendem ao corpo dos tubarões através de apreensórios e se alimentam dos restos alimentares do grande peixe, além de serem transportadas sem gasto de energia.

O comensalismo é uma relação ecológica em que apenas um organismo é beneficiado, mas o outro não sofre nenhum malefício. Nenhum organismo vivo sobrevive sem interagir com o outro, havendo sempre algum tipo de relação.

Intraespecíficas: entre organismos da mesma espécie; Interespecífica: entre organismos de espécies diferentes; Desarmônica: um dos organismos é prejudicado; Harmônica: um ou ambos organismos são beneficiados, e nenhum é prejudicado.

Exemplos de Comensalismo

  • Rêmora e Tubarão. Esse é o exemplo mais clássico de comensalismo. ...
  • Homem e Entamoeba coli. Entre o homem e a Entamoeba coli existe uma relação de comensalismo. ...
  • Leões e Hienas. As hienas ficam a espreita da caça dos leões. ...
  • Homem e Urubu. ...
  • Animais carnívoros e Abutres.

O comensalismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica. Nessa relação, que ocorre entre espécies diferentes, uma espécie é beneficiada com a interação, entretanto, a outra não é beneficiada, nem prejudicada.

Um exemplo de mutualismo obrigatório são os liquens, uma associação entre algas e fungos. Enquanto as algas realizam a fotossíntese, os fungos garantem a umidade e a proteção necessária. Outro exemplo são as micorrizas, uma associação entre fungos e raízes de plantas.

Humanos e Urubus
Assim como os abutres, os urubus podem se alimentar de restos de alimentos deixados por outros organismos. Os seres humanos concentram seus lixos em ambientes conhecidos como lixões, que atraem urubus.

Parasitismo entre Animais
Exemplos: carrapatos, pulgas e piolhos que parasitam animais e seres humanos. Endoparasitas - são os parasitas que se localizam dentro do corpo do hospedeiro sugando-lhe nutrientes e causando-lhe doenças. São os mais perigosos que podem levar à morte.

O exemplo mais conhecido de comensalismo é o do tubarão e das rêmoras. Esse último peixe fica fixado no corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de alimento que saem de sua boca. Além de conseguir alimento, a rêmora ainda consegue uma carona. Outro exemplo ocorre entre nós e os urubus.

Simbiose , parasitismo e comensalismo são formas diferentes de interação entre dois seres vivos, visando a nutrição e a reprodução deles, em vista da sua perpetuação. Essa interação pode favorecer a ambos ou apenas a um deles, com ou sem prejuízo do outro.

rêmoras

Tem mais depois da publicidade ;) O exemplo mais conhecido de comensalismo é o do tubarão e das rêmoras. Esse último peixe fica fixado no corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de alimento que saem de sua boca. Além de conseguir alimento, a rêmora ainda consegue uma carona.

A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste.

Mutualismo é uma relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, em que ambos são beneficiados pela interação. Por ocorrer entre indivíduos de espécies diferentes, é uma relação denominada de interespecífica, e, por beneficiar todos os envolvidos, recebe a denominação de relação harmônica.

- Competição: Indivíduos da mesma espécie competem por recursos, tais como alimento, área e parceiros. Exemplo: Leões brigam por território.

Leões e Hienas
A relação de comensalismo é estabelecida pois as hienas possuem hábitos necrófagos, ou seja, alimentam-se de restos mortais deixados por outros animais, no caso, o leão. Dessa forma, O leão caça sua presa e se alimenta, e o que restar é consumido pelas hienas.

Amensalismo e Comensalismo
No comensalismo, uma das espécies é beneficiada com a relação, sem prejudicar a outra. E como vimos, no amensalismo, uma das espécies é prejudicada, enquanto a outra não obtém nenhuma vantagem ou prejuízo.