O que é uma relação de inquilinismo?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

O inquilinismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, sendo, portanto, uma relação interespecífica. Nesse tipo de relação, um dos indivíduos envolvidos está à procura de abrigo, de uma moradia.

O inquilinismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica, na qual uma espécie utiliza outra como um abrigo ou como suporte. Nessa interação, uma espécie é beneficiada, enquanto a outra não é afetada, seja de forma prejudicial, seja de forma benéfica.

Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.

O inquilinismo também é uma relação interespecífica harmônica, em que uma das espécies é beneficiada e a outra nada sofre, é neutra. Em resumo, o comensalismo refere-se a um tipo de relação voltada para obtenção de alimento. Enquanto isso, o inquilinismo é voltado para proteção de uma das espécies envolvidas.

Em ecologia, inquilinismo indica uma relação harmônica interespecífica (ou heterotípicas) que ocorre entre os animais e as plantas. O objetivo principal é de proteção, sendo que nenhuma das espécies envolvidas são prejudicadas.

As relações ecológicas podem ser interespecíficas harmônicas, interespecíficas desarmônicas, intraespecíficas harmônicas e intraespecíficas desarmônicas.

A relação entre o piolho e os seres humanos é um caso de parasitismo. Parasitismo: é uma relação ecológica em que um organismo (parasita) retira os nutrientes de que precisa para a sua sobrevivência do corpo de um indivíduo de outra espécie (hospedeiro).

A interação, chamada mutualismo, é benéfica para ambas as espécies; comportamento também ocorre com antas, cavalos e gado.

Dentro dessa classificação, as relações desarmônicas são as seguintes: canibalismo, competição, predatismo, parasitismo e amensalismo.

Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie utiliza a outra como abrigo, sem beneficiar ou prejudicar a outra espécie.

Devido à semelhança entre as duas relações, o inquilinismo é considerado por muitos autores como comensalismo. O mutualismo é uma relação interespecífica harmônica em que ambos os envolvidos são beneficiados. O amensalismo é uma relação interespecífica desarmônica.

Um exemplo de parasita é o carrapato, que aloja-se na pele dos cães e consome seu sangue. O inquilinismo é quando duas partes mantém uma relação harmônica onde ambas se beneficiam daquilo. Em geral, a espécie inquilina se protege habitando o interior ou a superfície da espécie hospedeira.

É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Exemplos: peixe-agulha e pepino-do-mar; árvore e epífitas.