Quais são os pilares para um bom planejamento?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 12 votos

Para ajudar a guiar esse processo, existem cinco pilares fundamentais que são: visão, missão, análise SWOT, objetivos e estratégias: Visão: A visão representa o estado futuro desejado para a organização, ou seja, aonde a empresa quer chegar.

O desenvolvimento do planejamento estratégico é sustentado por 3 pilares: Missão, Visão e Valores (MVV). Para as empresas, normalmente, esses 3 fatores têm muito em comum com os objetivos, metas e ideais de seus criadores e servem como guias para a organização e direcionamento estratégico das corporações.

Para potencializar o desempenho dos colaboradores e garantir sua satisfação profissional, a gestão de pessoas se sustenta em 5 pilares:

  • Liderança;
  • Comunicação;
  • Treinamento e capacitação;
  • Trabalho em equipe;
  • Processos.

O planejamento proporciona os seguintes benefícios:

  • Favorece a comunicação. ...
  • Permite planejar os investimentos. ...
  • Protege contra as mudanças do mercado. ...
  • Melhora a tomada de decisão. ...
  • Ajuda a empresa se fortalecer. ...
  • Funciona como vantagem competitiva.

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

É comum estabelecer novos objetivos e metas, mas, para ter sucesso, você deve ter um plano. Você pode usar as condições que você identificar como uma diretriz para situações futuras. Seus planos devem ser responsáveis por todas as suas metas e objetivos. É crucial lembrar suas intenções e como você pretende atingi-las.

A definição dos objetivos é umas das etapas mais importantes do planejamento. Cabe à empresa definir onde ela quer chegar. É preciso saber quais resultados quer alcançar por meio da aplicação de esforços e recursos.

O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Os 7 pilares da gestão de qualidade

  1. Foco no cliente. O foco principal da gestão da qualidade é atender aos anseios do cliente e se esforçar para exceder as suas expectativas. ...
  2. Liderança. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Gestão de relacionamento. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos.

Quais são os 4 tipos de planejamento?

  • Planejamento estratégico;
  • Planejamento tático;
  • Planejamento operacional;
  • Planejamento financeiro.

O planejamento é fundamental para todo e qualquer projeto. Quando temos um desejo ou uma necessidade, por mais complexa que possa ser, programar-se e elaborar um passo a passo é o caminho mais seguro e mais eficiente para conseguir realizá-la.

Através de um planejamento estratégico bem feito, as atividades internas se tornam dinâmicas e é possível ter uma diminuição no tempo de resposta entre um acontecimento e outro, pois as ações e próximos passos já estão previstos dentro do planejamento.