Quais são os hábitos dos marroquinos?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Um dos hábitos da cultura do país é comer com as mãos, ou com a ajuda de pão marroquino, e sempre com a mão direita. A esquerda é usada para a casa-de-banho. Os marroquinos têm o costume de beber chá com hortelã e você será convidado inúmeras vezes para beber um chá. As especiarias são usadas abundantemente.

A sociedade marroquina é extremamente religiosa, de forma que a vida dos cidadãos em Marrocos depende quase exclusivamente do que é ditado pela religião: os dogmas, as normas e os mandamentos do islamismo praticamente ditam como a vida que um “bom” marroquino deve ter.

Cultura do Marrocos
O Marrocos possui uma cultura muito rica e diversificada, de forte representatividade dos povos árabes e berberes, contendo também muitas influências europeias. São aspectos culturais típicos do país o funcionamento de curtumes, a produção de joias, os mercados de rua e a escrita cúfica.

Rigor das leis islâmicas
Não fotografe mesquitas ou religiosos sem autorização e lembre-se de que é proibido beber em locais públicos. Em hotéis, riads e restaurantes que recebem estrangeiros, isso não é um impedimento — existem, até mesmo, vinhos feitos no país.

A poligamia é permitida no Marrocos, mas só em casos excepcionais: um homem precisa da permissão expressa da primeira esposa para desposar uma nova, e isto transformou o fenômeno em quase residual. Somente em 0,26% dos casamentos realizados no país.

Brasil e Marrocos compartilham a mesma vizinhança atlântica, mas é preciso fazer mais pela ampliação e diversificação de contatos entre nossos povos. Os dois lados têm muito a ganhar com essa perspectiva”, concluiu.

Na cultura marroquina, o símbolo do amor é o fígado! Isso porque, para eles, um fígado saudável significa boa digestão e promove o bem-estar.

Religião marroquina
O Islamismo é monoteísta e tem cinco pilares principais: 1- Crer em um Deus e no profeta Muhammad como seu mensageiro. 2- Orar 5 vezes por dia. 3- Pagar a (Zakat), em forma de caridade, dada diretamente aos necessitados.

Árabe

Descobrir um país é também descobrir o seu idioma. As duas línguas oficiais de Marrocos são o Árabe e o Amazigh mas o Francês é compreendido e falado por praticamente todos os Marroquinos. O Espanhol é também muito falado no norte e no sul de Marrocos.

Isso porque, além de africano, ele faz parte do mundo árabe, região compreendida entre o Norte da África e o Oriente Médio. Árabe é um idioma (com variações e dialetos) e uma composição étnica, isto é, relacionada a cultura, traços e costumes.

Devido à sua cultura, em Marrocos não está bem visto o uso de roupas muito chamativas, sem mangas ou que não cubram as pernas. A prática de outros cultos religiosos está permitida mas o proselitismo é proibido. As relações homossexuais podem estar sujeitas a processo criminal.

Assim como o país-anfitrião da Copa do Mundo de 2022, o Marrocos tem normas rígidas em relação ao consumo de álcool. Por lá, as bebidas não são proibidas, mas só podem ser consumidas em hotéis, bares e restaurantes licenciados.

- No mês sagrado do Ramadã, muitos marroquinos não praticantes do islamismo sofrem ao ter que lidar com as pressões sobre quem não segue as regras do período.

Depois da celebração do casamento na chupá, a noiva se senta no talamon, a cadeira nupcial, e é erguida pelos familiares realizando um passeio pelo local, enquanto são tocadas alegres melodias. Depois, os noivos recebiam presentes dos convidados, que eram anunciados um a um em voz alta.