Porque dizem que Marrocos é um país árabe?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Marrocos é um país africano, um país árabe e de maioria islâmica. É africano pela localização geográfica, enquanto é árabe por fatores étnicos e de idioma. Já o fato de ser um país de maioria islâmica, diz sobre a religião no território.

Povos berberes ancestrais
Marrocos pertence à região do Magrebe, localizada no Noroeste da África e separada do restante do continente pelo deserto do Saara. É uma região montanhosa, desértica e com algumas faixas férteis onde vive a maioria da população. O povo originário do Magrebe são os berberes.

A maioria dos marroquinos são de origem berbere ou árabe. Existe uma minoria significativa de africanos subsaarianos e europeus. Árabes e berberes juntos representam cerca de 99,1% da população marroquina.

O Marrocos, localizado na região do Magrebe (noroeste da África), foi uma das colônias africanas mais importantes da França.

Árabe

As duas línguas oficiais de Marrocos são o Árabe e o Amazigh mas o Francês é compreendido e falado por praticamente todos os Marroquinos. O Espanhol é também muito falado no norte e no sul de Marrocos.

islamismo

Governo: monarquia constitucional. Idiomas: árabe e berbere. Religiões: 99% — islamismo, 1% — outras. População: 37.340.000 habitantes.

Religião marroquina
O Islamismo é monoteísta e tem cinco pilares principais: 1- Crer em um Deus e no profeta Muhammad como seu mensageiro. 2- Orar 5 vezes por dia. 3- Pagar a (Zakat), em forma de caridade, dada diretamente aos necessitados.

Brasil e Marrocos compartilham a mesma vizinhança atlântica, mas é preciso fazer mais pela ampliação e diversificação de contatos entre nossos povos. Os dois lados têm muito a ganhar com essa perspectiva”, concluiu.

Marrocos é um país com povo árabe e com povo berbere (Amazigh) com mente aberta e que, cada vez mais, fica receptivo a novas ideias e novas mentalidades. Os marroquinos respeitam muito os idosos. Se uma mãe marroquina disser alguma coisa, ninguém vai discutir com ela e aceitam o que foi dito.

A agropecuária é um setor de grande importância para o Marrocos, sobretudo para a geração de empregos. O PIB agrícola representa cerca de 14% do PIB do país (a depender das condições climáticas de cada ano) e o setor emprega quase 40% da população economicamente ativa (dados de 2020).

Antes da colonização. Antes da colonização e da imposição do protectorado em Marrocos, o país era inteiramente soberano, independente e unido, e o Sara estava sob a soberania marroquina. Durante este período, nunca houve qualquer entidade do Sara que estivesse separada de Marrocos.