Quais são os graus de catarata?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Geralmente, classificamos a doença em grau 1 ao 4. Quanto maior o grau, pior a visão do paciente e mais dura é a catarata, o que pode aumentar a dificuldade da cirurgia. Por isso, é ideal operar quando o grau da doença se encontra no estágio 1 ou 2.

São elas:

  • Nuclear: surge bem no centro no olho e é a forma mais comum de catarata congênita;
  • Cerúlea: caracterizada por pequenos pontos azulados em ambos os olhos;
  • Polar anterior: quando ocorre na parte frontal do cristalino;
  • Polar posterior: opacidade na região posterior.

Esse é o tipo mais conhecido de catarata, além de ser o mais comum. O termo senil está associado com a idade avançada e é justamente essa a sua causa: o envelhecimento natural e alteração das espessuras das fibras do cristalino. Ela pode se formar no centro do cristalino, nas extremidades ou até mesmo por trás dele.

A cirurgia de catarata começa a ser recomendada a partir do terceiro grau da doença. Porém, como já falamos, cada caso é um caso. Logo, somente um oftalmologista especialista em catarata poderá recomendar que um paciente realize ou não um procedimento cirúrgico, de acordo com suas necessidades e avanço da doença.

catarata nuclear: se formam no centro da lente deixando o núcleo do olho opaco ou turvo. Geralmente, a região tende a ficar com coloração castanha ou amarelada; catarata cortical: aparece em volta das extremidades do olho em forma de cunha; catarata subcapsular posterior: afeta a parte de trás da lente.

Pacientes com esse grau de catarata passam a enxergar de forma embaçada ou com nebulosidade. Além disso, o brilho das luzes pode começar a incomodá-los, provocando aumento do cansaço visual.

A catarata é uma doença que atinge o cristalino do olho — uma pequena lente natural da visão — e sua ocorrência é muito comum em pessoas idosas, devido a perda de elasticidade do cristalino, mas também pode afetar jovens e crianças. A doença ocular deixa o cristalino opaco, impedindo que a luz passe corretamente.

Quais são as contraindicações para esse procedimento? Dr. E.A.Y: A cirurgia de catarata pode ser contraindicada em pacientes que apresentem outras comorbidades oftalmológicas onde não há prognóstico visual após a remoção da catarata, ou seja não há possibilidade de melhoria.

Uma catarata madura significa que se tornou grande e densa (visto nesta foto como a área azulada/branca no meio do olho). Com uma catarata madura, a lente do olho é opaca (o que significa que você não pode ver através dela), limitando severamente a visão.

Porém, existe outra situação que pode acontecer. Após meses ou anos da cirurgia é a opacificação da cápsula posterior do cristalino, que provoca uma visão borrada. Quando isso acontece, os médicos dizem que ocorre uma “segunda catarata”, mas isso não quer dizer que a doença voltou.

Tipos de Catarata Senil
Graduamos a catarata nuclear de acordo com o grau de dureza e opacidade do núcleo. Geralmente, classificamos a doença em grau 1 ao 4. Quanto maior o grau, pior a visão do paciente e mais dura é a catarata, o que pode aumentar a dificuldade da cirurgia.

Como é feito o exame de biometria? Ao ser posicionado no equipamento, o paciente é conduzido a olhar para o local indicado . Neste momento, o aparelho mede o comprimento dos olhos, profundidade da câmara anterior e utiliza as informações para calcular o grau da lente, que será utilizada na cirurgia de catarata..