Qual a melhor série para hipertrofia muscular?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Uma série medium reps é normalmente a mais indicada para a hipertrofia por uma série de razões. Forma: é um fato que a execução do movimento fica comprometida numa série curta e intensa. Com entre 8 e 12 reps, é mais fácil se atentar à técnica.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

  • Supino reto + Crucifixo.
  • Elevação lateral + Desenvolvimento.
  • Remada curvada + Supino reto.
  • Cadeira extensora + Agachamento aberto.
  • Rosca direta + Tríceps testa.
  • Paralela + Flexão de braço.
  • Pranchas + Abdominal bicicleta.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições. Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Como montar um treino de hipertrofia eficiente?

  1. Priorize exercícios compostos. ...
  2. Varie carga e intensidade. ...
  3. Defina um volume adequado de séries e carga. ...
  4. Equilibre a frequência de treino. ...
  5. Faça uma progressão gradual. ...
  6. Dê tempo ao seu corpo.

Os benefícios de fazer flexão de braço variam de acordo com o objetivo de cada um. Professor da Smart Fit, Renan de Freitas (SP) avalia que é possível usar esse recurso para ganhar força, hipertrofia, potência e até auxiliar no emagrecimento. “É legal começar aos poucos, com 3 séries de 6 a 12 repetições, por exemplo.

Para ganhar massa muscular
Para quem quer ganhar massa muscular, o recomendado é treinos com mais carga e menos repetições. Durante os movimentos, quanto mais força mais volume é gerado – mas lembre-se de encontrar a carga certa através de testes leves e rápidos para evitar lesões durante o treino.

Qual tipo de treino dá mais resultado? Treinos mais curtos – entre 20 e 40 minutos -, com a intensidade de esforço próxima ao limite máximo de cada um, são os que trazem os melhores resultados ao corpo.

Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.

É o que revelam cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), após acompanharem homens saudáveis e jovens na academia. Na prática e no seu organismo, não faz diferença apostar em mais peso ou em um número maior de repetições nas séries.

A ideia da divisão é fazer um dia a parte anterior (parte da frente) do corpo, como: peitoral, ombro, bíceps, abdômen e coxa. Já no outro, você deve treinar a parte de trás: costas, tríceps, lombar, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.

Existe resposta para esse tipo de situação. Vários especialistas indicam em trabalhos acadêmicos como forma eficiente para treinar músculos grandes de 15 a 18 séries e os músculos pequenos de nove a 12 séries. "Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício.

Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.

8 exercícios para hipertrofia para praticar!

  1. Agachamento com peso. O agachamento é um dos exercícios mais eficientes para as pessoas que buscam por definição e ganho de massa muscular. ...
  2. Avanço com peso. ...
  3. Levantamento terra. ...
  4. Levantamento de quadril. ...
  5. Flexão tradicional. ...
  6. Tríceps com banco. ...
  7. Barra fixa. ...
  8. Supino reto.

A hipertrofia muscular é a finalidade de quem almeja desenvolver ou fazer crescer os músculos. Para atingir essa meta é necessário treinar 5 vezes por semana, já que os resultados vão depender dessa frequência.