Quais são os graus da Maçonaria?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

Os Graus Simbólicos, que compreendem os três primeiros denominados de Aprendiz, Companheiro e Mestre, são administrados pelas Grandes Lojas e os Graus Filosóficos, que compreendem os trinta graus restantes divididos em Graus de Perfeição (4 ao 14), Capitulares (15 ao 18), Filosóficos (19 ao 30), Administrativos (30 e ...

Graus honorários: O grau 33 e além
Refere-se ao honorário 33rd grau concedido pelo Rito Escocês, uma organização maçônica que é uma extensão da Maçonaria. Outras organizações maçônicas têm seus próprios graus suplementares, que fornecem meios adicionais para os membros estudarem as lições da Maçonaria.

Graus simbólicos

  • Aprendiz Maçom. O Aprendiz deve, acima de tudo, saber aprender. É o primeiro contato com o Simbolismo Maçônico. ...
  • Companheiro Maçom. A fase de Companheiro propicia ao maçom um excepcional conhecimento de símbolos, além de avanços ritualísticos e desenvolvimento do caráter.
  • Mestre Maçom.

A duração de cada etapa varia muito de acordo com a jurisdição de cada Loja, mas raramente é menor que três meses ou maior que três anos.

grau 33

Ocupou o grau 33, o máximo, e transformou-se em Conselheiro da Ordem da Maçonaria do Brasil, tendo sempre como foco a amizade, a busca pela evolução espiritual e pessoal dos irmãos da Ordem e seus familiares, assim como o desenvolvimento da sociedade paranaense.

No final do século XVIII, haviam dois tipos de Maçonaria, a Maçonaria Azul na Inglaterra, conservadores, defensores da Monarquia Constitucional e parlamentar, cujo modelo era a Inglaterra e a Maçonaria Vermelha na França, revolucionários liberais e republicanos, favorável à emancipação completa. com a nova forma de ...

O 30.º Grau do Grão-Eleito Cavaleiro Kadosh ou Cavaleiro da Águia Branca e Negra é exactamente o dos Ritos, o da legislação e manutenção dos Ritos, que os posteriores 3 últimos Graus, constituindo o "Tribunal Maçónico", em princípio aprovam o seu exercício nas Lojas. Os Kadosh são, pois, os "Templários" da Maçonaria.

O grau 33º é realizado no Supremo Conselho e compreende que a razão e a verdade estão em harmonia com a sabedoria do Eterno e as aspirações da alma, tendo como auxílio a consciência e a inteligência que o leva ao axioma do maçom: ”Justo e Perfeito”.

Art. 12-A Administração da Loja será composta pelo Venerável Mestre, que será seu Presidente; pelo Primeiro Vigilante (Primeiro Vice-Presidente), pelo Segundo Vigilante (Segundo Vice-Presidente), Secretário, Tesoureiro e Chanceler.

A sequência de nossos ensinamentos ocorre nas Câmaras Capitulares, onde os Graus são cavalheirescos que exaltam o simbolismo da espada e vão do 15 ao 18. Grau 18 – Cavaleiro Rosa Cruz - Iniciático.

Na chamada Maçonaria Operativa, o Aprendiz era aquele a quem o Mestre Ma- çom deveria dirigir seus esforços, ensinando-lhe a traba- lhar e a se portar corretamente no canteiro de obras. As- sim pode ser observado nos relatos mais antigos que es- tão à disposição dos pesquisadores.

A sessão Magna Branca é um evento online, onde vou te mostrar em detalhes como você pode conseguir um convite para ser maçom, isto é, se você desejar entrar para a maçonaria. O evento será direcionado e desenhado para atender o seu momento atual, seja ele qual for.

O Venerável Mestre é auxiliado em suas funções por vários outros irmãos (há funções em determinados ritos que não exigem o grau de Mestre para serem exercidos), na condução e administração de sua Loja. Na loja, substituem o Venerável Mestre: 1.º Vigilante (1.º vice-presidente) e 2.º Vigilante (2.º vice-presidente).

Ao ingressar na Ordem Maçônica, o Candidato passa por uma iniciação, um ritual em que o Aprendiz faz a sua morte simbólica no mundo profano e renasce ao encontrar a verdadeira luz. Ao final dessa jornada, ele é então aceito no Primeiro Grau da Maçonaria: Aprendiz Maçom.

Tal como o Rito Escocês Antigo e Aceito, adota o sistema de 33 graus em seus ensinamentos, com três graus simbólicos e trinta graus filosóficos, mas com a diferença de que seus graus ditos filosóficos estudam temas atuais e relevantes.

O Arquiteto é o obreiro encarregado da conservação, decoração e ornamentação da Loja propriamente dito, da limpeza dos móveis, das alfaias e demais utensílios da Loja. Sua principal obrigação é preparar e ornar o Templo de acordo com o Grau da Sessão em que os trabalhos serão realizados.