Quais são os fatores que controlam a ação do intemperismo?

Perguntado por: aourique3 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Os fatores que influenciam na ocorrência do intemperismo são o clima, o relevo, a presença de micro-organismos, de animais ou de vegetais, as características da rocha e o seu tempo de exposição na superfície.

O intemperismo é um processo natural caracterizado pelo desgaste das rochas. Ele é corretamente classificado, conforme sua origem, em intemperismo físico, intemperismo químico e intemperismo biológico. São fatores que influenciam no intemperismo o relevo, o clima, a geologia, o tempo e os seres vivos.

Os principais agentes do processo de intemperismo são provenientes das condições atmosféricas como a temperatura, o clima, a ação dos ventos, da água, do relevo, dos tipos de rochas e ainda da ação humana.

  • RESULTADO DO INTEMPERISMO QUÍMICO DAS ROCHAS.
  • Argilas – Argilo-mineral.
  • Siltes.
  • Areias.

O clima é o fator que mais influencia o intemperismo, principalmente a precipitação pluviométrica (chuvas) e as variações de temperatura. São elas as principais responsáveis pela natureza e velocidade das reações químicas que ocorrem na formação do solo.

Os fatores que controlam o intemperismo são: o clima, o material parental, a biosfera, o relevo e o tempo.

O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.

O intemperismo é o processo de transformação das rochas por desagregação (física) ou decomposição (química) de suas estruturas, dando origem aos sedimentos e interferindo em processos sedimentares, como a erosão, a diagênese e a pedogênese (formação dos solos).

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

O intemperismo biológico também é chamado de intemperismo químico-biológico ou físico-biológico porque ocorre quando organismos vivos intervêm no processo de transformação dos solos e rochas. Frequentemente, ocorrem através da ação de bactérias, resíduos orgânicos de animais e fatores ligados a raízes de plantas.

O intemperismo pode ser definido como o conjunto de modificações físicas e químicas que ocorrem nas rochas ao serem expostas a superfície terrestre. Ao sofrer esse processo ao longo do tempo, as rochas vão se alterando e algumas partes delas se desagregam, a partir disso ocorre a formação do solo.

O intemperismo atua através de mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas (morfologia, resistência, textura) e de suas características químicas (composição química e estrutura cristalina).

São muitos os fatores que aceleram ou retardam o intemperismo: clima, relevo, rocha mãe, vegetação, características do sol.