Como e chamada a erosão do solo muito profunda?

Perguntado por: iribeiro2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A erosão de ravina é a que provoca erupções mais abruptas, gerando buracos e rachaduras profundas, enquanto a erosão voçoroca é a mais profunda de todas — definida quando a rachadura já atinge o lençol freático da terra.

Vejamos agora os diferentes tipos de erosão.

  • Erosão pluvial.
  • Erosão fluvial.
  • Erosão eólica.
  • Erosão glacial. Leia mais:

Tipos de erosão

  • Erosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. ...
  • Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. ...
  • Erosão fluvial.

A erosão laminar é a lavagem dos solos (retirada da camada superficial de sedimentos) pela água das chuvas ou pelos ventos; os sulcos erosivos são as estratificações ou “caminhos” deixados pela água nos solos; as ravinas são buracos ou danificações um pouco mais severos; e as voçorocas manifestam-se quando a erosão é ...

A erosão fluvial é a erosão causada pelas águas dos rios que provoca desgaste nos planaltos, dentre outros relevos e removem porções do solo das margens dos rios, provocando um deslizamento de terra. Por isso o rio pode mudar de forma muito parecida com a erosão pluvial, que é causada pela chuva.

O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Erosão fluvial: é a erosão causada pelos rios ao longo de seu curso, nas suas margens e em seu leito. Pode ser mais comum em áreas de elevada altitude e relevos montanhosos, pois a gravidade tende a tornar o rio mais veloz, deixando as margens mais suscetíveis ao processo erosivo.

Geralmente, elas se iniciam com o processo de lavagem superficial dos solos, também chamado de lixiviação ou erosão laminar; depois, elas se intensificam com o processo de ação das chuvas e dos ventos, surgindo alguns buracos e “linhas” marcadas sobre a terra, as erosões em sulcos ou sulcos erosivos.

A erosão nada mais é do que o deslocamento de terra que acontece de um lugar para o outro. Na natureza, o processo erosivo ocorre pela ação natural do sol, de ventos e, principalmente, da água da chuva.

Erosão antrópica
Dá-se esse nome à erosão causada diretamente pelo homem por meio de processos que a aceleram, como desmatamento de florestas, alterações de biomas e modificações do solo em geral.

A principal causa artificial é a intervenção humana na alteração do solo. O ser humano geralmente é o mais importante agente provocador das erosões.

A erosão por ravinamento resulta exclusivamente da ação da chuva e do escoamento superficial concentrado, enquanto as voçorocas, podem ser oriundas de mecanismos mais complexos, no qual existe uma interconexão entre processos associados ao escoamento superficial, infiltração e a drenagem subsuperficial.