Quais são as vantagens da estatística?

Perguntado por: iximenes5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Além das oportunidades de emprego e habilidades transferíveis, a Estatística também oferece a oportunidade de contribuir para o avanço da ciência e da sociedade como um todo. Através da análise de dados, os estatísticos podem descobrir padrões, identificar tendências e fazer previsões.

A estatística tem importância direta com o desenvolvimento da sociedade, é a partir dela que podemos avaliar o desenvolvimento socioeconômico de um país, podemos ainda avaliar características de cada região em busca de políticas públicas para resolução dos mais variados problemas.

Estatística é uma área da matemática que tem por objetivo levantar dados de determinado fenômeno ou população, assim, relacionando fatos e números.

A aplicabilidade estatística é uma ferramenta utilizada em todos os campos de conhecimento, ao qual, os responsáveis são preparados para se comunicar adequadamente com profissionais das mais diversas áreas, que embora utilizem ferramentas em comum, possuem uma linguagem específica.

A estatística é um ramo de grande importância da matemática, desenvolvendo técnicas como a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. O uso da matemática para a tomada de decisões vem acompanhando nossa história desde o início das grandes civilizações.

A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.

O estatístico pode auxiliar nestas decisões através de indicadores de negócio, pesquisas de satisfação entre outros. Além disso, pode medir a qualidade no processo de fabricação do produto, na qualidade dos fornecedores, na logística, nos sistemas de medição através de técnicas especificas para cada tipo de atividade.

A estatística possui 3 grandes áreas: a probabilidade, a estatística descritiva e a estatística inferencial.

Através desta área é possível aumentar o lucro das empresas, aumentar a qualidade dos processos ou produtos, minimizar custos, tomar decisões de valor político ou econômico, aumentar a análise crítica, entre outros.

A estatística serve para termos uma análise de dados de um determinado evento, para termos uma noção geral do que está ocorrendo nele. Um exemplo disso seria o caso da pandemia COVID-19, pois todo o mundo precisou e ainda precisa de pessoas que trabalham com estatística para realizar pesquisas com relação ao vírus.

A coleta de dados e a aplicação dos métodos estatísticos são alguns dos fatores que colaboram para que a tomada de decisões jurídicas seja mais segura e confiável para os advogados, uma vez que a Jurimetria é utilizada para: Prever tendências; Avaliar riscos; Identificar padrões.

Estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. A Estatística pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial. Este é o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.

A estatística é uma parte da Matemática Aplicada que pode ser entendida como um conjunto de métodos empregados no planejamento de experimentos, na obtenção, organização e resumo de dados coletados, bem como na análise e interpretação de tais dados, a fim de que conclusões possam ser tiradas.

Inúmeras ferramentas de qualidade baseadas na estatística
Eles são aplicados para classificar dados sobre as características de qualidade do produto e suas variações, desta forma, são utilizados para reduzir a variação dos processos, principal fonte dos defeitos, perda de qualidade e ganho de custos desnecessários.

A ESTATÍSTICA surgiu quando governos se interessaram em obter informações quantitativas e qualitativas sobre suas riquezas, tributos, populações e moradias. No Egito antigo, por exemplo, faraós já ordenavam registros estatísticos de suas colheitas.