O que é estatística na área da saúde?

Perguntado por: uapolinario4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Contar números de doentes e internações e calcular o tempo médio de internação de pacientes são alguns dos exemplos da utilização da estatística aplicada à área da saúde, segundo a professora Carla. “A estatística ajuda a definir se o que está sendo observando é simples obra do acaso ou não.

A Bioestatística é a aplicação de técnicas estatísticas para a investigação na área das ciências da saúde, tais como a Medicina e Saúde Pública.

A estatística é o campo da matemática que relaciona fatos e números em que há um conjunto de métodos que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles. A estatística é dividida em duas partes: descritiva e inferencial.

Estatística é um conjunto de métodos usados para se analisar dados. A Estatística pode ser aplicada em praticamente todas as áreas do conhecimento humano e em algumas áreas recebe um nome especial. Este é o caso da Bioestatística, que trata de aplicações da Estatística em Ciências Biológicas e da Saúde.

A estatística possui 3 grandes áreas: a probabilidade, a estatística descritiva e a estatística inferencial.

Na pesquisa científica, a estatística é empregada desde a definição do tipo de experimento, na obtenção dos dados de forma eficiente, em testes de hipóteses, estimação de parâmetros e interpretação dos resultados. Permite, assim, ao pesquisador, testar diferentes hipóteses a partir dos dados empíricos obtidos.

Em se tratando dos diagnósticos de enfermagem uma estatística suficiente é a proporção de indivíduos com o diagnóstico. A estimativa da verossimilhança nada mais é do que as estimativas dos parâmetros de interesse obtidas a partir da amostra estudada, o que é comumente feito nas análises estatísticas clássicas.

A estatística serve para termos uma análise de dados de um determinado evento, para termos uma noção geral do que está ocorrendo nele. Um exemplo disso seria o caso da pandemia COVID-19, pois todo o mundo precisou e ainda precisa de pessoas que trabalham com estatística para realizar pesquisas com relação ao vírus.

A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.

A estatística pode ser usada para resolver problemas complexos, como prever o comportamento de uma população ou descobrir os padrões de uma doença. Ela também pode ser usada para testar hipóteses científicas, ajudar a entender os efeitos de medicamentos e identificar os fatores que influenciam determinados resultados.

Assim, a estatística divide-se em duas grandes áreas: Estatística Descritiva e Estatística Indutiva ou Inferencial.

Há basicamente dois tipos de análise estatística: descritiva e conclusiva, sendo cada uma delas usada em situações diferentes dentro do ambiente empresarial.

Princípios básicos da estatística
Para compreender-se o estudo da estatística, existem conceitos básicos que precisam estar bem definidos, são eles os conceitos iniciais de estatística, mais especificamente: definição de população, amostra, variável, tabela, frequência e gráfico.

Eles são disputados em todos os setores: nas empresas, na academia e no governo. Mas as melhores oportunidades de trabalho estão no setor financeiro, sendo atualmente a área que mais contrata estes profissionais. Por isso, o mercado de trabalho tem tudo para ser promissor aos que concluem a graduação em Estatística.

Como escrever uma Análise Estatística?

  1. Calcule a média aritmética e o desvio padrão. A definição dessas duas variáveis é importante para interpretar e comparar um conjunto de valores dentro dos dados coletados. ...
  2. Aplique a regressão. ...
  3. Teste uma hipótese. ...
  4. Aplique a descrição e a modelagem. ...
  5. Abuse da tecnologia.

A profissão de Estatístico
O trabalho de um estatístico envolve planejar e coordenar o levantamento de dados por meio da aplicação de questionários, medições, entrevistas, etc. Ele organiza e analisa as informações obtidas com o objetivo de explicar certos fenômenos econômicos, naturais ou sociais.