Como é a abordagem do IBGE?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 16 votos

O Censo 2022 contará com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários: presencial, por internet e por telefone. Para realizar a entrevista, os recenseadores tentarão entrevistar os moradores em suas residências.

As perguntas são mais detalhadas, como: quantos moram ali e quem são (sexo, idade, cor ou raça)? O domicílio possui coleta de lixo? Qual o tipo de esgotamento sanitário? É próprio ou alugado?

Responder ao IBGE é uma obrigação legal e com previsão de multa de até R$ 12 mil para quem se recusar. "Quando há essa recusa, o morador recebe uma notificação e, caso insista nessa atitude, ele pode ser multado em até dez vezes o valor do salário mínimo vigente", esclarece o Instituto.

Recenseadores do IBGE já estão indo às casas para realizar o Censo Demográfico 2022.

São elaboradas, a partir de análises espaciais, as regionalizações do território que, ao produzir recortes territoriais em diferentes escalas, a exemplo das microrregiões geográficas, subsidiam o levantamento e a disseminação de estatísticas e a formulação e monitoramento de políticas públicas.

Questionário básico

  • Identificação do domicílio;
  • Informações sobre moradores;
  • Características do domicílio;
  • Identificação étnico-racial;
  • Registro civil;
  • Educação;
  • Trabalho e rendimento; e.
  • Mortalidade.

Serão aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

Quem ainda não respondeu ao Censo 2022 pode ser multado em 10 salários mínimos.

Moradores que não responderem o Censo 2022 podem receber multa de até 10 salários mínimos.

Multa para quem se recusar a responder o questionário pode passar de R$ 13 mil. O Censo Demográfico 2022 completou o recenseamento de 91% da população no final de fevereiro.

Tais perguntas servem para avaliar o déficit habitacional e as condições de vida e acesso a saneamento e higiene adequados. Visam também fornecer subsídios para avaliação da qualidade do ambiente, podendo embasar ações e políticas públicas em benefício de bairros ou cidades que precisem de melhorias nesta área.

Caso o recenseador não encontre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado e/ou tentará o contato por telefone, quando houver essa informação no DMC. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alternativo.

Por meio de uma nota, o IBGE já confirmou que a notícia é falsa. Além disso, as informações também foram desmentidas pelo Ministério da Cidadania, responsável pelos pagamentos do projeto social. A pasta afirma que a informação não tem nenhum pé na realidade.

A coleta de dados pode acontecer via questionário, observação e entrevistas.

O IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação.

E quais são as perguntas mais comuns?

  1. Por que você quer fazer parte dessa empresa? ...
  2. Você pode falar um pouco sobre você? ...
  3. Por que você quer este trabalho? ...
  4. Por que devemos contratar você? ...
  5. Quais são os seus pontos fracos? ...
  6. Onde você se vê daqui a cinco anos? ...
  7. Qual é a sua maior conquista profissional?