Quais são os dois tipos de polígonos?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os polígonos são classificados pela medida de seus ângulos e lados. Um polígono é dito equilátero quando possui lados congruentes, ou seja, todos lados iguais; e será dito equiângulo quando possuir ângulos congruentes, isto é, todos ângulos iguais.

Existem dois tipos de polígonos: plano e não plano. Além disso, os polígonos são classificados em convexos e não convexos.

Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas delimitadas por segmentos de reta. Alguns exemplos de polígono são os triângulos, os quadrados e os retângulos. Exemplos de polígonos. Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta que se encontram nas extremidades.

Os polígonos podem ser classificados como convexos ou não convexos, regulares ou não regulares.

Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.

Um polígono irregular é uma figura geométrica que não atende à condição de regularidade. Ou seja, não é verdade que todos os seus lados têm o mesmo comprimento nem seus ângulos internos compartilham a mesma medida. Ou seja, um polígono irregular é aquele que não é equilátero nem equiangular.

Tem mais depois da publicidade ;) Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais.

Triângulo é um polígono de três lados. É o polígono que possui o menor número de lados. Talvez seja o polígono mais importante que existe. Todo triângulo possui alguns elementos e os principais são: vértices, lados, ângulos, alturas, medianas e bissetrizes.

Base: é o polígono que está na parte de baixo da pirâmide. O caso representado na imagem acima pelo hexágono ABCDEF é a base da pirâmide. Vértice: é o ponto V na parte superior da pirâmide.

Polígonos convexos são figuras geométricas sem reentrâncias e, por isso, não apresentam seus vértices voltados para o seu interior. Um polígono é considerado convexo quando não possui reentrâncias, ou seja, quando nenhum de seus vértices aponta para o interior dessa figura.

Em geometria, o quilógono ou quiliágono é um polígono de 1000 lados. A soma dos seus ângulos é igual a 179.640º.

Os termos côncavo e convexo também são usados em contexto de polígonos. Um polígono com um ou mais ângulos interiores superiores à 180 graus é chamado de polígono côncavo. Por outro lado, um polígono onde todos os ângulos interiores são inferiores à 180 graus é conhecido como um polígono convexo.

Quadriláteros são polígonos que possuem quatro lados. Por serem polígonos, esses lados são segmentos de reta que se encontram em suas extremidades sem que haja cruzamento entre dois ou mais deles. Outra característica dos polígonos é que eles são fechados.

Assim, hexágono é o polígono que possui 6 lados.

Por ser um Polígono regular, o Eneágono possui as seguintes características: todos os seus lados são iguais.

Funciona assim: se todos os ângulos internos forem menores que 180º então o polígono é convexo, contudo, se pelo menos um ângulo for maior que 180º, ele é não convexo ou também chamado de côncavo.