Quantos comprimidos são o PEP?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

No caso da PEP, também fornecida de graça no SUS, são dois comprimidos. O tratamento deve começar após as primeiras duas horas de exposição ao HIV e, no máximo, em até 72 horas, por um período de 28 dias.

O esquema preferencial para PEP em adultos é: Tenofovir (TDF) + Lamivudina (3TC) + Dolutegravir (DTG), por 28 dias [2]

Os medicamentos para a PEP devem ser tomados durante 28 dias ininterruptos para que faça efeito esperado. O uso dos medicamentos por 28 dias pode ter efeitos adversos? Sim, pode haver alguns. Na maioria dos casos, eles nem aparecem, e mesmo quando aparecem podem sumir rapidamente.

Estudos prospectivos (o primeiro a ser publicado tendo sido realizado no Brasil)5 confirmaram que o uso de PEP iniciada até 72 horas após a exposição e mantida por 28 dias é capaz de reduzir o risco de aquisição da infecção pelo HIV após exposições sexuais.

A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.

A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após uma após uma relação sexual na qual você acredita que contraiu o vírus. Se houver indicação, você tomará, todos os dias, três medicações, que juntos, são dois comprimidos: tenofovir disoproxil, lamivudina e dolutegravir. O tratamento tem duração de 28 dias.

Estudo mostra 229 casos de falha da PrEP e não é preciso desespero; entenda - 06/08/2021 - UOL VivaBem.

Os medicamentos para a PEP devem ser tomados durante 28 dias ininterruptos para que faça efeito esperado.

5-9 Pelo menos 40 desses provavelmente resultaram de comportamentos de risco após terem completado PEP; 35 dessas soroconversões restantes ocorreram mais de 180 dias após o fim de PEP e, portanto, dificilmente representam falha. As oito soroconversões restantes podem ser classificadas como potenciais falhas de PEP.

O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Caso o teste tenha um resultado positivo para o vírus, será iniciado o tratamento e não a profilaxia. Caso o resultado do teste seja negativo para o HIV, a PEP deverá ser utilizada por 28 dias ininterruptos. Após este período um novo teste deverá ser realizado para avaliar se o remédio funcionou.

Quando utilizada corretamente, sua taxa de eficácia é muito próxima de 100%. Nos poucos casos de falha, o problema costuma ser do indivíduo, que não soube utilizar o preservativo de forma correta, favorecendo o rompimento ou a saída da camisinha do pênis durante o ato sexual.

Como todo medicamento, os antirretrovirais utilizados na PEP também podem causar efeitos indesejados, os mais comuns são dor de cabeça, enjoos e diarreia e mesmo que a pessoa desenvolva algum desses sintomas, não se deve interromper o uso dos medicamentos.

Não, a PEP não é vendida em farmácias, porém se distribui a medicação pelo SUS, desde que o paciente apresente receita médica. A PrEP também requer prescrição.