Quantas vezes a pessoa pode tomar PEP?

Perguntado por: lbonfim3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Na PEP os medicamentos antirretrovirais para HIV devem ser tomados durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco.

O prazo máximo para início do tratamento é de 72 horas após a exposição. Os especialistas alertam que a PEP não deve ser utilizada de forma recorrente, mas como um recurso de emergência.

Caso se trate de uma infecção recente pelo HIV, em 30 dias o teste já terá um resultado positivo para o Vírus. Sempre que ocorre uma exposição a materiais biológicos, o HIV não é a única doença que pode ser transmitida e outros exames específicos como hepatites B e C, Sífilis e HTLV devem ser sempre solicitados.

A PEP deve ser iniciada o mais precocemente possível, idealmente nas primeiras 2 horas após a exposição e tendo como limite 72 horas subsequentes à exposição. Nos casos em que o atendimento ocorrer após 72 horas da exposição, NÃO está indicada a PEP.

No caso da PEP, também fornecida de graça no SUS, são dois comprimidos. O tratamento deve começar após as primeiras duas horas de exposição ao HIV e, no máximo, em até 72 horas, por um período de 28 dias.

A PEP Sexual não é indicada para todos e nem deve ser usada a qualquer momento. Ela não substitui o uso da camisinha e não deve ser utilizada em exposições sucessivas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativas.

5-9 Pelo menos 40 desses provavelmente resultaram de comportamentos de risco após terem completado PEP; 35 dessas soroconversões restantes ocorreram mais de 180 dias após o fim de PEP e, portanto, dificilmente representam falha. As oito soroconversões restantes podem ser classificadas como potenciais falhas de PEP.

Perfil de resistência do vírus: se o vírus for resistente ao esquema proposto, ele não vai fazer efeito mesmo que a pessoa faça o uso correto. Nesse caso a pessoa não deve fazer a profilaxia com o esquema padrão, e sim com um esquema especial relacionado com o tipo de vírus que ela teve contato.

Assim, deve ser iniciado o mais rápido possível – preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo em até 72 horas. A duração da PEP é de 28 dias e a pessoa deve ser acompanhada minuciosamente pela equipe de saúde.

PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)
Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: Violência sexual; Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento);

A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.

A PEP é uma emergência, lembre-se disso. Após 72 horas, provavelmente não funcionará.

Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas para aqueles pacientes que tomam o amprenavir em solução oral. A princípio, não há diferença na atuação do álcool em pessoas infectadas ou não pelo HIV.