É seguro tomar PEP?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

A PEP é recomendada em todos os casos de exposição com risco significativo de transmissão do HIV. Existem casos, contudo, em que ela não está indicada. Como toda medicação, o esquema PEP tem o seu risco de toxicidade. Os benefícios do esquema devem superar os riscos para estar bem indicada.

Os efeitos adversos mais frequentes são os gastrointestinais, como diarreia, náuseas, vômitos, desconforto ou dor abdominal e flatulência, que podem estar presentes desde o início do esquema, como no caso relatado, no qual a funcionária queixava-se de náuseas e vômitos desde o segundo dia da PEP.

Quando a PEP Sexual não é indicada? A PEP Sexual não é indicada para todos e nem deve ser usada a qualquer momento. Ela não substitui o uso da camisinha e não deve ser utilizada em exposições sucessivas, pois seus efeitos colaterais pelo uso repetitivo são desconhecidos em pessoas HIV negativas.

PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco)
Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: Violência sexual; Relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com seu rompimento);

Além disso, se a relação de risco ocorreu em até 72 horas (3 dias), você deve procurar uma unidade de saúde, relatar a situação e verificar se é indicado fazer uma profilaxia pós exposição (PEP) ao HIV.

5-9 Pelo menos 40 desses provavelmente resultaram de comportamentos de risco após terem completado PEP; 35 dessas soroconversões restantes ocorreram mais de 180 dias após o fim de PEP e, portanto, dificilmente representam falha. As oito soroconversões restantes podem ser classificadas como potenciais falhas de PEP.

A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.

Caso o teste tenha um resultado positivo para o vírus, será iniciado o tratamento e não a profilaxia. Caso o resultado do teste seja negativo para o HIV, a PEP deverá ser utilizada por 28 dias ininterruptos. Após este período um novo teste deverá ser realizado para avaliar se o remédio funcionou.

Para que a PEP seja efetiva, ela deve ser iniciada logo após a exposição de risco, preferencialmente nas duas primeiras horas, e em até 72 horas; e o(s) medicamento(s) deve(m) ser tomado(s) por 28 dias.

O prazo máximo para início do tratamento é de 72 horas após a exposição. Os especialistas alertam que a PEP não deve ser utilizada de forma recorrente, mas como um recurso de emergência.

Os medicamentos para a PEP devem ser tomados durante 28 dias ininterruptos para que faça efeito esperado.

Tenofovir (TDF) + Lamivudina (3TC) + Dolutegravir (DTG) A duração da PEP é de 28 dias.

A prevenção é feita por meio do uso de medicamentos antirretrovirais, que impedem o vírus se estabelecer no organismo. Por isso, é importante iniciar a profilaxia em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.

Se eu estiver tomando os medicamentos da PEP estarei protegido de futuras infecções pelo HIV? Não! Você deve continuar se prevenindo da infecção pelo HIV e também de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) como sífilis, gonorréia, HPV, entre outras, utilizando preservativos em suas relações sexuais.