Quais são os doces típicos da Bahia?

Perguntado por: omoura9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 2 votos

Doces típicos da Bahia: conheça 5 sobremesas baianas

  • Quindim de iaiá De origem portuguesa, o quindim de iaiá é uma sobremesa típica da Bahia que conquistou o paladar dos brasileiros. ...
  • Arroz-doce. O arroz-doce tem sua origem em terras asiáticas, sendo preparado apenas com açúcar e leite. ...
  • Baba de moça. ...
  • Cocada.

Conheça alguns dos melhores doces típicos do Brasil

  • O chocolate de Ilhéus, na Bahia. ...
  • A cuca, da região Sul. ...
  • A cartola, de Pernambuco. ...
  • O doce de leite feito em Minas Gerais. ...
  • Doce de abóbora, preparado em grande parte do Brasil. ...
  • Doce de cupuaçu, da região Norte.

Alguns pratos típicos baianos que sofreram influência indígena são o acarajé (feito com massa de feijão-caupi frita em óleo de dendê), o vatapá (um pastel de mandioca recheado com frutas secas, carne seca e castanhas), e o bobó de camarão (uma espécie de ensopado de camarões com mandioca).

E o que são doces tradicionais? Os doces tradicionais são aqueles feitos com ingredientes básicos. Aqueles que costumamos ver e comer em festinhas, como o brigadeiro (feito de leite condensado e o nosso chocolate em pós de sempre, beijinho, dois amores) e por aí vai.

Os mais tradicionais são o brigadeiro, o cajuzinho, o casadinho, o beijinho e o olho de sogra. Além desses mais clássicos, existe uma diversidade de docinhos: por isso, o blog do TudoGostoso selecionou 26 receitas de docinho de festa para você se inspirar e fazê-los na próxima comemoração.

É comum encontrarmos tapioca, raízes como o inhame e a mandioca, carne seca ou de sol, cuscuz de milho (servido com leite, ovo ou manteiga). Também vemos a tradição do Pão Delícia e do Bolo baiano muito presentes na mesa de café da manhã na Bahia.

Os pratos mais consumidos no estado são os que fazem parte do cardápio da culinária sertaneja da Bahia, como a feijoada baiana, feijão fradinho ou de corda, quiabada, cozido baiano, carne seca e carne de bode e carneiro.

Baião. Esse é um dos ritmos mais conhecidos da região. O baião é a dança cantada que mistura elementos indígenas, portugueses e africanos.

Cultura da Bahia
O estado da Bahia é detentor de uma rica cultura, formada a partir da influência indígena, europeia e, principalmente, africana. Tais aspectos são evidenciados nos costumes do dia a dia, na gastronomia, nas danças e festas populares, na música e até mesmo na religiosidade.

Africanos chegaram como escravos dos século 16 ao 19 e foram um importante elemento da matriz cultural baiana. Nessa mesma época, chegaram também contribuições das Índias trazidas pelos navios portugueses, que influenciaram, por exemplo, a gastronomia baiana.

brigadeiro

É perceptível que o doce que os brasileiros mais gostam é o brigadeiro. A tradicional sobremesa brasileira é uma das mais famosas no mundo. Existem vários vídeos de estrangeiros reagindo ao doce ou mesmo tentando fazer a receita. Mas antes mesmo do brigadeiro, o chocolate é o mais amado pelos brasileiros.

Os docinhos finos são aqueles doces que têm ingredientes mais nobres, incrementados de forma especial com itens como cereja, doce de leite, nozes, morangos, avelã, damasco, entre outros ingredientes. Essa seleção mais cuidadosa e refinada faz com que as sobremesas também ganhem sabores e texturas diferenciados.

brigadeiro

O brigadeiro talvez seja o doce mais tradicional da culinária brasileira. Começou a fazer sucesso em festas infantis e hoje em dia está presente até mesmo em festas de casamento.

Rapadura

Rapadura: a base da rapadura é o açúcar, mesmo ele sendo integral. Apesar desse alimento encabeçar a lista, ele é mais rico em sais minerais e ferro do que o restante das sobremesas.

Quais são os doces mais amados pelos brasileiros? O Google responde

  1. bolo.
  2. pudim. ...
  3. mousse. ...
  4. pavê Pedida clássica dos almoços em família, a receita tem até uma piadinha para chamar de sua. ...
  5. brownie. Essa espécie de bolo que não assou direito é sensação entre crianças e adultos pra além dos Estados Unidos. ...

Aşure

Nesta semana, apresentaremos a receita de um prato que pode ser descrito como a sobremesa mais antiga do mundo. É chamado de "Aşure" (Ashura). O Ashura, preparado com a mistura de cereais, como trigo, feijão e grão de bico, e várias frutas e nozes, também é conhecido como "pudim de Noé".