Em que ano foi criado o bolinho caipira?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

É um quitute famoso nas cidades do Vale do Paraíba. Em Jacareí, o bolinho começa a ser comercializado já em 1925, dentro do Mercado Municipal. A receita é a tradicional da cidade, com massa feita de farinha de milho branca e recheada com linguiça.

1925

Em Jacareí, os primeiros registros do bolinho caipira sendo comercializado são do ano de 1925, quando a iguaria era vendida dentro do Mercado Municipal. O quitute já possuía a receita que é conhecida até os dias de hoje na cidade, com massa feita de farinha de milho branca e recheado com linguiça.

Apesar de tão popular na região, o bolinho caipira tem sua origem desconhecida por quem o saboreia. Poucos sabem que o salgado foi criado no Vale do Paraíba, e era servido durante a Semana Santa.

Jacareí

O bolinho caipira de Jacareí foi declarado em 2010 como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. É um quitute famoso nas cidades do Vale do Paraíba. Em Jacareí, o bolinho começa a ser comercializado já em 1925, dentro do Mercado Municipal.

Quem é o caipira? Nossa história começa na época da colonização no Brasil, na região denominada pelos portugueses como Paulistânia, um território original dos indígenas Guaranis.

A história da cultura caipira nasceu do encontro entre os portugueses (bandeirantes) e os indígenas e está intimamente ligada ao bandeirismo paulista. “Esses bandeirantes eram meio índios, meio portugueses”, avalia o professor.

Significado de Bolinho
substantivo masculino [Culinária] 1 diminutivo de bolo. Nome de vários manjares, geralmente em forma de bolinhas, feitos com diversos ingredientes e temperos, como queijo, bacalhau, camarão etc., quase sempre fritos em gordura ou azeite. Etimologia (origem da palavra bolinho). Bolo + inho.

nome masculino
1. Pequeno bolo. 2. [ Culinária ] Massa constituída por um aglomerado de ingredientes picados que é depois cozinhada, geralmente frita, em pequenas porções (ex.: bolinhos de abóbora; bolinhos de bacalhau).

Apesar de o nome popular, nem todo mundo sabe o que é acarajé. O bolinho de feijão-fradinho, frito em azeite de dendê, é um símbolo da Bahia e uma oferenda sagrada do candomblé.

O bolinho de carne, iguaria presente em todo bar que se preze, foi criado na Holanda, no início do século XVII. Foi um dono de boteco amsterdamês que, junto com sua esposa, começou a produzi-lo a fim de manter sua freguesia presente. Essa primeira versão era mais parecida com um croquete recheado com carne desfiada.

Origem do nome bolinho de chuva
Os bolinhos receberam esse nome, pois eram feitos, principalmente, em dias chuvosos. A iguaria ganhou popularidade através do programa “Sítio do Pica-Pau Amarelo” em que a personagem Tia Nastácia preparava os bolinhos de chuva para as crianças.

Alimento cultivado e consumido pelos índios, a mandioca foi o primeiro produto da terra que os portugueses conheceram. Essas tribos cultivavam mandioca e aprenderam a fazer pratos como tapioca e farofa. A mandioca também é moída e misturada com migalhas de pão, dando origem a farinha de rosca.

Bife à parmegiana
É criação brasileira! Nasceu, mais especificamente, em São Paulo. E provavelmente por obra de algum imigrante italiano. Se você for para Itália não vai encontrar essa receita - a não ser que seja algum cardápio criado por brasileiro.

Nasceu no dia 15 de fevereiro de 2005 em Salesópolis, no interior de São Paulo. O jogador foi um dos 30 selecionados pelo técnico Danilo para representar o Timão na edição de 2023 da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Mandi & Sorocabinha

A primeira dupla sertaneja era formada por Mandi & Sorocabinha. Já a primeira dupla a gravar um disco foi Mariano e Caçula, pai e tio respectivamente do sanfoneiro Caçulinha, no ano de 1929: foi a moda de viola "Jorginho do Sertão", composição de Cornélio Pires.

Lagoinha, a cidade

Lagoinha, a cidade mais caipira e uma das mais religiosas de São Paulo!