Quais são os cargos de uma Loja maçônica?

Perguntado por: lourique5 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 5 votos

Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Os demais graus são trabalhados em corpos maçônicos específicos, a depender do rito maçônico adotado Mas todos os ritos maçônicos têm os três primeiros graus, que são trabalhados na Loja Simbólica.

O posto mais alto na Maçonaria, então e agora, é o terceiro grau: Mestre Maçom.

No princípio, a função do Chanceler era temporária, isto é, era nomeado para solucionar alguma questão específica. Somente no século XV, mais precisamente em 1450, segundo alguns autores, é que a função de Ministro das Relações Exteriores foi criada por Francisco Sforza, Duque de Milão, para servir em Florença.

O cargo de Secretário é de grande importância devido à multiplicidade de suas funções. No nível puramente maçônico, diz-se que é a memória da Loja. Sua função essencial é relatar as obras maçônicas.

Este é um cargo eletivo para o qual, em sua ausência, será substituído pelo 1º Experto.

grau 33, o grau máximo daquela sociedade. no instagram possui exatamente 33 mil seguidores.

A duração de cada etapa varia muito de acordo com a jurisdição de cada Loja, mas raramente é menor que três meses ou maior que três anos.

A Maçonaria é repleta de símbolos e significados, o documento demonstrado na figura-1 não foge a essa regra, o que podemos verificar no uso da sigla A.G.D.G.A.D.U presente no cabeçalho representa “À Gloria Do Grande Arquiteto Do Universo” (SILVA, 2012, p. 20).

As Dignidades eleitas ou nomeadas serão auxiliadas pelos Adjuntos, pelos Oficiais e pelos membros das Comissões, todos nomeados pelo Presidente, com suas competências maçônicas e civis descritas neste Estatuto. O Orador da Loja será membro do Ministério Público.

Os graus básicos eram aprendiz, companheiro e mestre. Cada loja tinha sua própria hierarquia, na qual o posto de venerável era o mais alto. Cada agrupamento maior, como um Grande Oriente, também tinha seus postos hierarquizados, sendo superior o de grão- mestre.

Na loja, substituem o Venerável Mestre: 1.º Vigilante (1.º vice-presidente) e 2.º Vigilante (2.º vice-presidente). Em sessões especiais, chamadas Magnas, somente podem substituir o Venerável aqueles que possuem o título de Mestre Instalado.

O papel dos Vigilantes também é muito importante durante as Cerimônias de Iniciação, Elevação e Exaltação e na solicitação dos aumentos salariais. Seu primeiro papel é trazer disciplina para sua coluna. A joia do 2º Vigilante é um PRUMO (ou PERPENDICULAR), simboliza os atos e as posturas de um Maçom.

Art. 121 – Compete ao Segundo Vigilante: I – substituir o Primeiro Vigilante de acordo com o Estatuto ou o Ritual;”. Não há dúvida, com base na legislação posta e na tradição, que o substituto do Venerável Mestre é o Primeiro Vigilante.

Podemos definir as Jóias Móveis da loja, como sendo os símbolos que merecem tal denominação em virtude de seu alto e precioso conteúdo simbólico na Maçonaria, estas são comumente conhecidas entre os Maçons como as insígnias dos principais cargos da loja, sendo: Ven. '.