Qual o papel do companheiro na Maçonaria?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 5 votos

Então, ao Companheiro incumbe a tarefa de polir a Pedra Bruta, já desbastada no grau de Aprendiz, com pureza de coração, inteligência e sabedoria, para que esta pedra possa refletir, como um diamante, uma alma pura, solidária e fraterna.

O Grau de Companheiro simboliza a vida, a fase madura, entre o nascimento e a morte!

Fica-se, em regra, cerca de seis meses a um ano nesta situação. Até que um dia um dos elementos mais antigos avisa o maçon de que chegou a hora de se tornar companheiro, uma fase intermédia, em que se pode permanecer uns meses ou anos.

A Loja Simbólica é onde se trabalham os primeiros graus maçônicos. Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom. Os demais graus são trabalhados em corpos maçônicos específicos, a depender do rito maçônico adotado Mas todos os ritos maçônicos têm os três primeiros graus, que são trabalhados na Loja Simbólica.

O posto mais alto na Maçonaria, então e agora, é o terceiro grau: Mestre Maçom.

Significado de Companheiro
Aquele que faz companhia, que acompanha alguém em alguma coisa. adjetivo Que acompanha, faz companhia: cão companheiro.

significados, dentre elas, podemos destacar que o Filho da viúva é um apelido comumente aplicado aos maçons. Viúva, no caso é a própria Maçonaria, enquanto instituição, já que seu fundador, Hiram Abiff foi assassinado. Dessa forma, seus filhos, maçons seriam órfãos de pai.

O grau 33º é realizado no Supremo Conselho e compreende que a razão e a verdade estão em harmonia com a sabedoria do Eterno e as aspirações da alma, tendo como auxílio a consciência e a inteligência que o leva ao axioma do maçom: ”Justo e Perfeito”.

A PALAVRA NO GRAU DE APRENDIZ É "BOOZ", ESTA É A ABREVIAÇÃO DO NOME DA COLUNA SITUADA À ENTRADA DE UM TEMPLO BOOZ - TAMBÉM CONHECIDA COMO "BOAZ", FOI O NOME DE UM DOS FILHOS DE "SALOMÃO"; E NOME DE UMA DAS COLUNAS DE BRONZE, MANDADO FUNDIR POR ORDEM DE "SALOMÃO". BOOZ- O MESMO QUE BOAZ.

No caso da elevação, o objetivo é elevar o conhecimento do Companheiro por meio de estudos, atingindo a espiritualidade.

Art. 12-A Administração da Loja será composta pelo Venerável Mestre, que será seu Presidente; pelo Primeiro Vigilante (Primeiro Vice-Presidente), pelo Segundo Vigilante (Segundo Vice-Presidente), Secretário, Tesoureiro e Chanceler.

Nessa obra são apresentadas 50 instruções aos maçons do Segundo Grau, o de Companheiro, mas que podem e devem ser lidas pelos Irmãos dos demais Graus ou por todos aqueles interessados em conhecer melhor essa etapa tão importante da evolução do homem em sua senda maçônica.

Para os Maçons esta idéia tem vários significados, como lembrar-nos que a maior qualidade do ser humano, a inteligência, está acima de tudo, devendo nortear sua vida, orientando-o a criar e trabalhar com sabedoria e conhecimento.