Quais são os benefícios gerados pelo Open Banking para os usuários?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

Benefícios do Open Banking para o mercado

  1. Liberdade a autonomia para usuários e clientes. ...
  2. Redução de custos bancários. ...
  3. Maior competição entre as instituições.

Com a implementação do Open Banking, há a permissão do compartilhamento de dados e serviços financeiros entre instituições. Para as empresas, haverá uma competição pela atenção do consumidor, pois não é garantido que o cliente utilizará os serviços de uma instituição mesmo possuindo uma conta nela.

O Open Banking chega para reduzir as burocracias e garantir que o cliente tenha mais liberdade para ter produtos e serviços em diferentes instituições e bancos. Imagine que se torna muito mais simples ter um investimento em uma corretora e um cartão de crédito em uma fintech, por exemplo.

O Open Finance é seguro, pois ele tem proteção mantida e garantida pelo Banco Central do Brasil. Com ele, você determina quais dados deseja compartilhar, quem deve ter acesso e por quanto tempo.

Por meio do open finance, as pessoas têm a chance de descobrir os benefícios que as instituições cooperativas de crédito podem oferecer, e isso se reflete na possibilidade de expansão do cooperativismo no país.

O internet banking permite que você acesse suas contas bancárias a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Isso significa que você pode verificar saldos, transferir fundos e pagar contas sem precisar se deslocar até uma agência bancária.

O internet banking permite que você acesse facilmente sua conta bancária, efetue transferências, pague contas e monitore transações, tudo a partir de um dispositivo móvel ou computador.

Para fazer um empréstimo pelo Open Banking, basta seguir o processo de solicitação de crédito pessoal. No caso do Banco PAN, a contratação pode ser feita por quem tem conta digital, pelo próprio aplicativo do banco, de maneira online, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Desafios do open banking
Alguns desafios se impõem com o advento do open banking no Brasil. Dentre eles, destacam-se o prazo para a implementação, a adaptação das fintechs para o atendimento dos requisitos da norma e o adiamento do início da vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Diferentes instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) requisitaram, desde 2020, a participação no open banking. A entidade monetária é a responsável por definir os objetivos e as regras para o funcionamento do sistema.

Para organizações em geral, o Open Finance é um sistema que pode ajudá-las a ter mais controle sobre gastos e melhorar a saúde financeira do negócio. Isso porque aderir ao Open Finance as coloca no centro das decisões de como e com quem compartilhar seus dados, o que torna os processos mais seguros e práticos.

Ao compartilhar os dados, você consegue ter uma visão mais completa das suas finanças e pode tomar decisões melhores sobre como gerenciar sua grana. Além do mais, o compartilhamento pode te ajudar a identificar possíveis golpes, fraudes ou cobranças incorretas nas suas contas bancárias.

O Open Banking no Brasil pode incluir 4,6 milhões de pessoas no mercado de crédito e injetar R$ 760 bilhões na economia. Essas são as principais revelações de um estudo inédito da Serasa Experian sobre os impactos econômicos do sistema financeiro aberto na vida dos brasileiros.

Os benefícios do Open Finance:
Através do compartilhamento de informações, as instituições financeiras poderão ter acesso à informações cruciais para desenharem um perfil mais certeiro de cliente, tudo isso, feito através do seu histórico de compras.

Naturalmente, as desvantagens do Open Finance são o aumento da concorrência e a maior dificuldade de retenção e fidelização de clientes, uma vez que o consumidor poderá migrar livremente entre empresas e fazer a portabilidade de dados.