Quais são os 4 níveis de risco?

Perguntado por: ipimenta4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Tais riscos podem ser classificados como: físico, químico, biológico, ergonômicos e acidentais.

Conheça quais são os graus de riscos

  • Grau de risco 1 – Risco muito baixo.
  • Grau de risco 2 – Risco baixo.
  • Grau de Risco 3 – Risco médio.
  • Grau de Risco 4Risco Alto.

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade, em especial por via respiratória, ou de transmissão desconhecida. Até o momento, não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes.

Grau de risco é uma escala numérica de 1 a 4 definida pela NR4 para avaliar a intensidade de riscos as quais os trabalhadores de cada tipo de empresa estão expostos. Esse valor serve para definir quais obrigações a empresa deve cumprir para estar em dia com as leis trabalhistas.

Classificação dos riscos ocupacionais é uma divisão realizada com base em aspectos semelhantes entre esses riscos. Agentes biológicos, por exemplo, dão origem a riscos biológicos, enquanto formas de energia estão por trás dos riscos físicos.

Como saber o grau de risco da empresa?

  1. Você deve acessar o site da Receita Federal e então, inserir o seu CNPJ ali no quadro em branco;
  2. Agora, você poderá conferir o seu grau de risco correspondente.

Dependendo de suas características, os riscos ocupacionais podem ser divididos em químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

A Norma Regulamentadora n.º 04, também conhecida como NR-4, é uma regulamentação que estabelece as regras de implantação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

NuBio

  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Classe 5 – Substâncias Oxidantes e Peróxidos Orgânicos.
Subclasse 5.1 Substâncias Oxidantes; Subclasse 5.2 Peróxidos Orgânicos. Classe 6 – Substâncias Tóxicas e Substâncias Infectantes.

Grau 1: Baixo
O grau de risco 1 classifica ambientes de trabalhos com uma baixa frequência de acidentes de trabalho e de uma certa forma improváveis ​​e, portanto, as medidas preventivas de SST são de caráter administrativo.

Grau 2: risco baixo. O grau 2 contempla atividades em que as situações de perigo não são tão incomuns quanto no 1, mas ainda assim existem e podem colocar os colaboradores em risco. A lista de exigências a se seguir é maior.

Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.

Nível 2: Prioridade Um ou Laranja
Indica situações muito urgentes, com alto risco de evoluir para a morte do paciente.