Quais são as vantagens e as desvantagens da reciclagem?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Redução da poluição atmosférica e da poluição dos recursos hídricos; •Criação de novos negócios e mercados para os produtos reciclados. Desvantagens da Reciclagem: •Custos de recolha, transporte e reprocessamento; Por vezes, maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);

A reciclagem reduz a necessidade de extrair novas matérias-primas do meio ambiente. Isso diminui os prejuízos e os danos causados ​​à natureza, tendo menos florestas derrubadas, rios desviados, animais selvagens prejudicados ou deslocados e menos poluição da água, solo e ar.

Quando o lixo é descartado de qualquer forma, ele pode ser prejudicial à fauna e a flora, além de contaminar o solo e a água, impedindo o plantio e o consumo no local.

A prática da reciclagem prolonga a vida útil dos aterros sanitários; diminui o desperdício e o depósito de lixo em lugares clandestinos e inadequados; minimiza o aparecimento de vetores que vivem e se alimentam de resíduos; reduz o consumo de energia na produção; e gera renda pela comercialização dos recicláveis.

A reciclagem é essencial para mantermos uma sociedade sustentável. Além do reaproveitamento do resíduo como matéria-prima de novos produtos, o que gera economia para as empresas, há outros benefícios, como: redução no gasto de energia; redução dos gases de efeito estufa (GEE);

Desvantagens da Reciclagem: •Custos de recolha, transporte e reprocessamento; Por vezes, maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);

Além de diminuir os lixões e aterros sanitários, a maioria dos resíduos não-orgânicos que são gerados em casa pode ser reciclada, o que economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo.

A reciclagem reduz o consumo de matéria-prima, o descarte de lixo, e a poluição do ar, da água e do solo. Dar a possibilidade de reutilização de materiais contribui para minimizar os impactos ambientais causados por aterros sanitários e lixões.

Lápis, canetas, esponjas, vidros de perfume e embalagens de produtos de beleza são alguns dos materiais considerados “de difícil reciclagem” e que acabam virando lixo.

Existem três tipos de reciclagem, que geram diferentes tipos de produtos e benefícios:

  • 1) Reciclagem Mecânica. É o método mais comum. ...
  • 2) Reciclagem Química. ...
  • 3) Reciclagem Energética.

O Brasil só reciclou 4% dos quase 82 milhões de toneladas de resíduos geradas em 2022. Todo o resto foi parar em aterros controlados, lixões a céu aberto ou nas ruas e praças do país. Esta quarta-feira (17) é Dia Mundial da Reciclagem. No Brasil, 96% dos resíduos produzidos não são reaproveitados.