Quais são as regras da paráfrase?

Perguntado por: lnobrega . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Para uma boa paráfrase, é preciso seguir certos princípios básicos, como: organizar as ideais conforme aparecem no texto original para não perder a sequência lógica; não deixar de colocar as informações essenciais do texto referencial, o que é imprescindível; não se deve incluir informações ou ideias próprias que não ...

Uma coisa extremamente importante a se saber sobre esse tipo de intertextualidade é que, mesmo sendo essa uma reescrita de outro texto usando as palavras de outra pessoa (ou da mesma pessoa), não é permitido que hajam comentários críticos ou mesmo em tom de ironia.

As principais características da paráfrase são: Apresenta o mesmo encadeamento temático do texto original. Há a utilização de vocábulos e estilo distintos do material fonte. Não há comentários críticos, humor e ironia em relação às ideias parafraseadas.

Em um trecho parafraseado, você ainda deve começar mencionando o autor original e, em seguida, resumir o trecho relevante do trabalho do autor com suas próprias palavras e em seu próprio estilo.

A paráfrase deve manter o tema original, não sendo permitida informações adicionais a ele.

Uma paráfrase tem que ser referenciada; caso contrário, ela será um caso de plágio tanto quanto uma cópia palavra por palavra sem referência à fonte. Dizer algo com suas próprias palavras não torna seu esse algo.

Mantenha distante da sua mente a ideia de que o ato de parafrasear é composto pela retirada de trechos de uma obra. Você pode se basear neles, mas as suas observações não podem ser idênticas às desse trecho em questão. Cuidado também para não cair na ideia de que para evitar o plágio basta usar palavras sinônimas.

A paráfrase se classifica em discurso reprodutivo no qual se traduz em outras palavras um texto, de modo quase literal. Diferente da cópia, em que há transcrição de termos, a reprodução implica escrever só o substancial do conteúdo.

Além disso, parafrasear envolve expressar as idéias apresentadas de uma parte específica de uma fonte (geralmente um trecho) de forma condensada, enquanto resumir envolve selecionar uma parte mais ampla de uma fonte (por exemplo, um capítulo em um livro ou uma peça teatral inteira) e indicando os pontos-chave.

Tanto uma quanto a outra serve para ressaltar, para retomar, para incluir no discurso algo que outra pessoa disse em outro momento, porém a diferença crucial entre cada uma delas é que a citação repete com as mesmas palavras no texto, já a paráfrase não, ela repete com outras palavras o que foi dito.